O 3º Festival de Culturas Negras, evento da Secretaria Municipal de Cultura que teve início na última sexta-feira, segue repleto de atrações ao longo desta semana até seu encerramento no domingo, com a realização do 3º Miss Afro. A programação inclui diversos endereços culturais da cidade. Hoje, por exemplo, o grupo Entremeio Literário faz uma edição especial do encontro semanal "Terças Literárias", no Casarão do Carmo (rua José Bonifácio, 516, Centro Histórico), com uma homenagem a autores negros. A entrada é gratuita. 
Na quinta-feira, é a vez da tradicional Roda de Choro do Seu Julinho prestar uma homenagem a compositores negros, a partir das 19 horas, também no Casarão. Neste mesmo dia, duas atrações acontecerão no Centro Cultural (praça Monsenhor Roque Pinto, 360, Centro Histórico): a exibição do documentário "Mestre Leopoldina - A Fina Flor da Malandragem" e uma segunda apresentação da roda de capoeira do grupo Herança Cultural Capoeira/ Formigão Capoeira.
Duas atrações estão previstas para sexta-feira: uma edição especial do Arena MC na Casa do Hip Hop (rua Coronel Cardoso de Siqueira, 48, Centro Histórico), que terá como tema central a luta contra o preconceito, a partir das 18h30 e, às 20 horas, a apresentação do espetáculo "Curra - Temperos sobre a Medéia", no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. A peça é protagonizada pelo grupo Contadores de Mentira.
A nova Biblioteca Municipal Benedicto Sérvulo de Santana, instalada no Centro Cultural, receberá uma atração infantil do programa Circuito Cultural Paulista neste sábado. Trata-se da peça "Agbalá Conta e Sua Cabaça de Histórias", que traz consigo milenares e ancestrais memórias das raízes africanas, passando por mitos, contos, músicas e brincadeiras. Já, a partir das 20 horas, será a vez do show do Mestre Galo Preto, conhecido como o Menestrel do Coco, na Sala Multiuso Wilma Ramos.