Teatro de animação, dança e artes visuais. Estes são alguns dos elementos que podem ser encontrados no espetáculo da Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação, de São Paulo, que leva todo o encantamento do espetáculo "O Sonho de Maria Luísa", hoje, ao Sesi Mogi das Cruzes. Apresentada pela companhia teatral desde agosto, a peça será encenada às 16 horas e conta com entrada gratuita, porém, é recomendável chegar com uma hora de antecedência para a retirada dos ingressos. O centro cultural está localizado na rua Valmet, em Brás Cubas, em Mogi. Mais informações pelo telefone 4723-6900.
Escrito pela atriz Sheyla Coelho, a produção, que foi livremente inspirada em obras literárias infantis, convida o público a conhecer a história de Maria Luísa, uma menina que tem como acompanhante um barulinho insistente em sua cabeça. Para tentar compreender o que se passa, ela viaja até uma distante cidade, a qual os habitantes se desapegam dos seus sonhos e os entregram a um governante que os aconselha que não é interessante perder tempo com esses tipos de ilusão. Conforme entra em contato com as pessoas, a menina descobre que esse martelar incômodo é um sonho que pode mudar toda a região.
Com direção de Anie Welter, fundadora da Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação, o espetáculo possui características do realismo fantástico, uma escola literária latino-americana da segunda metade do século XX que mistura a realidade narrativa com elementos fabulosos, e envolve diferentes áreas de atuação do grupo, como animação de objetos, dança e artes visuais. O espetáculo foi produzido para o Sesi Viagem Teatral.
"O único item que não temos nesse espetáculo é a presença da manipulação de bonecos, presente na linguagem da companhia teatral. A peça foi criada a pedido do Sesi, que solicitou algo específico: apresentar a peça em lugares alternativos das unidades que não contam com um palco. A partir daí surgiu a ideia de transformar esses lugares por meio da cenografia. Os atores circulam pela plateia com pernas de pau e interagem com o público", conta Anie, que, antes de fundar, em 2004, a companhia teatral fez parte do Grupo XPTO e Pia Fraus.
A Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação conta com mais quatro espetáculos em seu repertório. São eles: "Oras Bolas", "100 Nem Menos", "POP" e "Cocô de Passarinho".