"Envelhecer com arte é ganhar uma sobrevida. Grata é a cidade que reconhece e valoriza o talento e a grandeza dos seus artistas idosos", afirma o coordenador da Coordenadoria Municipal do Idoso, Nelson Albissú, no material de divulgação da Prefeitura de Mogi, sobre o início da Mostra de Arte 60 Mais Mogi "Wanda Coelho Barbieri", que começa hoje e segue até o dia 31 de outubro, no Terminal Central. O evento integra a programação da Primavera 60 Mais Mogi 2015, que teve início no dia 1º de outubro, Dia Internacional do Idoso, com uma missa na Catedral de Santana.
Em sua segunda edição, o evento comemorativo ao Mês do Idoso têm atividades bastante diversificadas, contemplando áreas como saúde, estética, cultura e esporte, realizadas em diferentes bairros da cidade. "É uma maneira de atender a todos os gostos. Os idosos têm perfis bem variados e, assim, contemplamos a todos", ressalta Albissú. A programação completa está disponível no site www.mogidascruzes.sp.gov.br. Hoje, por exemplo, os alunos da Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), no distrito de Jundiapeba, participam de sessões de cinema.
A mostra de artes plásticas, por sua vez, reúne 58 obras de renomados artistas plásticas da cidade e, também, de pessoas que estão expondo pela primeira vez. Todos com mais de 60 anos e mogianos. "Nós escolhemos o terminal por ser um espaço mais popular de exposição. É um local que oferece uma acessibilidade maior, dá mais visibilidade ao idoso, nos permite mostrar que o idoso é participativo e precisa apenas de espaço", destaca o coordenador do idoso.
Outro destaque da programação é uma nova temporada da performance literomusical "Travessias", do Coletivo Artístico Mágicos Intérpretes, formado por artistas com mais de 60 anos. O espetáculo, criado e dirigido por Albissú, volta ao Casarão do Carmo, como ocorreu durante o mês de julho no Festival de Inverno Serra do Itapety. As apresentações começam amanhã, às 20 horas, e vão se repetir nas quartas-feiras seguintes, até o dia 28 de outubro. A entrada é gratuita. O Casarão fica na rua José Bonifácio, 516, centro, Mogi.
Literatura
O grupo Entremeio Literário, também, participa do programação. Na próxima terça-feira, dia 13 de outubro, eles realizam o "Encontro de Autores 60 Mais", e, no dia 27 de outubro, acontece a "Noite Lázaro Cunha". As apresentações gratuitas serão às 20 horas no Casarão do Carmo.
Como incentivo à leitura, no dia 23 de outubro, será inaugurada a Biblioteca do Idoso na unidade I da Associação Madre Esperança de Jesus, no Piatã. "São acervos que colocaremos à disposição nos núcleos de convivência de idosos. Todos os Cecim (Centro de Convivência do Idoso de Mogi das Cruzes) vão ganhar um acervo de, pelo menos, 50 livros de gêneros bem variados", revela Albissú.