Um vídeo com a apresentação de um jovem, de apenas 13 anos, tocando "O Mundo é Um Moinho", de Cartola, com um saxofone tem chamado a atenção nas redes sociais. São mais de mil visualizações da apresentação de Tales Nunes, ex-aluno da EM Professora Wanda de Almeida Trandafilov, no Parque São Martinho, e integrante do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Educação, desde 2011.
A história de Tales com o instrumento teve início com a implantação do projeto na unidade escolar em 2011. Aos 9 anos de idade, ele escolheu aprender a tocar saxofone nas aulas de ensino sinfônico. Foi paixão à primeira vista. "Quando comecei, fiquei um pouco ansioso, mas fui pegando o jeito do sax e gostei. A música é uma arte que eu adoro. O que mais gosto de fazer é tocar e estudar", disse.
Quatro anos depois, o jovem integra a Banda Sinfônica, também conhecida como Sinfoniquinha, da escola, que se apresentou no início do mês para a comitiva de Toyama no prédio-sede da Prefeitura, e a Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, onde tocam os destaques dos 13 núcleos do projeto na cidade.
O vídeo é de sua apresentação na I Mostra Estudantil de Música, realizada pela Diretoria de Ensino Região Mogi das Cruzes, em setembro no Teatro Vasques. Está disponível na página da webrádio mogiana A Radiola (www.facebook.com/aradiola.com.br?pnref=story).
Atualmente, o projeto Pequenos Músicos, coordenado pelo maestro Daniel Bordignon, atende mais de 8 mil crianças em diferentes bairros da cidade. Tales destaca a importância da iniciativa no seu desenvolvimento e para outras crianças do Parque São Martinho. O jovem já pensa em seu futuro como profissional. "A música foi um salto para mim, além da questão artística, é uma profissão. Penso em tocar em bandas maiores e talvez em outro Estado ou país. Quero conseguir me sustentar e ajudar a minha família", disse.