Baseado nos contos de Hans Christian Andersen, o Grupo Caleidoscópio faz uma curta temporada gratuita do espetáculo infantil "Contos de Andersen em Sombras", entre os dias 21 a 25 de outubro, na Caixa Cultural São Paulo. O centro cultural fica na Praça da Sé, 111, no centro de São Paulo. A entrada é gratuita.
Com direção de João Bresser e trilha musical de André Abujamra e Du Moreira, a peça traduz a magia, por meio do Teatro de Sombras, de cinco contos: "O Patinho Feio", "O Soldadinho de Chumbo", "Os Namorados", "A Menina dos Fósforos" e "O Sapo". Exclusão, amor, pobreza, solidão, aventura e coragem são os motes para que as figuras entrem e saiam de cena, acompanhadas por uma trilha musical criada especialmente para o espetáculo. Um clima de cinema mudo associado à beleza das figuras de Andersen, assim é o espetáculo do Grupo Caleidoscópio.
A opção de trabalhar com a técnica de Teatro de Sombras também é creditada à magia de Andersen, porque os seus contos parecem estar mergulhados em um mar de sonhos e, muitas vezes, a sensação que se tem é a de um sonho vivido dentro de outro sonho. Assim, a técnica possibilita entradas e saídas de figuras simultâneas durante a encenação, sobreposição de imagens, deslocamentos surreais, e mudanças de cores, luzes e sombras.