Até dezembro, o Sesc Pinheiros dá continuidade à Série Erudita Viola em Concerto. Na edição de 30 de setembro, a programação conta com a palestra "Representações da Viola no Século XIX na Cidade do Rio de Janeiro", com o músico, professor e pesquisador Renato Varoni, às 19 horas, e um concerto com o músico, professor e doutor Marcus Ferrer, às 20h30. O centro cultural fica na rua Paes Leme, 195, em Pinheiros, em São Paulo. Os ingressos custam R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada). Informações: 3095-9400.  
Para o concerto, Ferrer apresenta diversos compositores nacionais, dentre eles Guerra-Peixe (Prelúdio nº 5), Villa-Lobos (Prelúdio nº 2), Radamés Gnattali (Estudo nº 5) e Edino Krieger (Ponteando), bem como composições próprias, como "Modinha Prelúdio" e "Toada Serra Mar" e outras criadas especialmente para ele, como "Em Casa Ferrer, Viola de Pau", de Jorge Antunes. Já para a palestra, Varoni discute o declínio da viola no Rio de Janeiro do século XIX e relaciona a desvalorização simbólica do instrumento com mudanças sociais e políticas da cidade.
Durante cinco meses, a série traz concertos, conferências e masterclasses com grandes nomes da viola instrumental brasileira para mostrar a versatilidade do instrumento que se confunde com a formação histórica do Brasil. Em cerca de 800 anos, a viola percorreu o mundo lusófono.