Imagine chegar a um pequeno vilarejo e encontrar Frida Kahlo, Carlos Gardel, Evita Perón, Pablo Neruda, Violeta Parra e tantas outras figuras emblemáticas da cultura latino-americana, juntas no mesmo lugar! É isso que acontece quando o público entra na atmosfera do espetáculo "América Vizinha", uma montagem do núcleo de pesquisa Los Cucarachos, do Grupo XIX de Teatro. O espetáculo será encenado hoje, às 20 horas, no Espaço Cultural Opereta, localizado na rua Dr. Emílio Ribas, 168, na Vila Sopreter. A sessão é gratuita e a classificação 16 anos. Informações pelo telefone 4636-1918.
Contemplado com o edital do ProAC Primeiras Obras, "América Vizinha" é resultado de um dos núcleos de pesquisa que o Grupo XIX de Teatro desenvolveu em sua sede na Vila Maria Zélia, zona leste de São Paulo, em 2014. Com direção de Juliana Sanches, estão no elenco Amilton Monteiro, Bruno Piva, Daniel Viana, Débora Ribeiro, Denise Sperandelli, Gabi Costa, Juan Manuel Tellategui, Luísa Dalgalarrondo, Maria Carolina Dressler, Rosana Borges Silva, Thai Machado, Tatiana Ribeiro, Vanessa Candela e Vinicius Brasileiro.
Inspirados pela obra "O Século do Vento", do escritor uruguaio Eduardo Galeano, os 14 atores do grupo permitiram-se navegar pelas histórias latinas do século passado. Afetados pelas lutas que marcaram tantas vidas e obras, os artistas-criadores se lançaram nessa viagem surreal, procurando chegar mais perto de nossos vizinhos. 
Esta cidade inventada é baseada no imaginário criado pelo escritor colombiano Gabriel Gárcia Márquez (1927/2014) em diversos de seus contos e romances. Todos os habitantes parecem se conhecer, eles comentam a vida alheia e vivem situações reais que parecem inverossímeis. "Priorizei as figuras icônicas que temos em nossa América", destaca a diretora.