Mogi das Cruzes foi uma das selecionadas entre um grupo de apenas três municípios para receber, no mês de outubro, um Curso em Arte Contemporânea do Instituto Tomie Ohtake, em parceria com o Instituto EDP. Trata-se de um curso de excelência, que faz parte da 5ª edição do Prêmio Energias na Arte. Os interessados podem se inscrever a partir desta quinta-feira. O processo de seleção será feito pelo próprio instituto, através do link https://docs.google.com/forms/d/1EL8j6NUynFcS2TnFkuDv5hd9LLvBbH_LNlPp3RrxGz4/viewform?c=0&w=1.
O curso é voltado para jovens artistas e a intenção dos encontros é fornecer informações que possam contribuir para a formação de quem já desenvolve trabalhos em artes visuais, é estudante de artes ou pretende ser artista. O curso será ministrado por Fernanda Albuquerque e Matias Monteiro, ambos curadores com vasta experiência e extensa pesquisa sobre arte contemporânea. Além de Mogi das Cruzes, foram contempladas as cidades de Palmas (TO) e Vitória (ES).
Em Mogi das Cruzes, o curso será realizado nos dias 17 e 24 de outubro, no recém-inaugurado Centro Cultural. Ao longo dos dois sábados, serão abordados conteúdos sobre curadoria, o sistema da arte, o panorama do mercado da arte no Brasil e no mundo, os editais e outros mecanismos de apoio a artistas, reflexões acerca do processo de montagem de portfólio de acordo com a poética de cada artista, além do desenvolvimento dessas poéticas. Serão 20 vagas para cada cidade. Os encontros vão das 9 às 13 horas, e das 14 às 18 horas.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo link acima. Cada candidato deve fornecer seus dados pessoais, breve currículo, disponibilizar links de seus trabalhos em áudio, vídeo e imagens, além de responder a uma pergunta sobre a motivação para participar do curso. Haverá uma seleção entre os inscritos e os selecionados serão comunicados por e-mail.