Na terça-feira, o público mogiano poderá conferir mais uma apresentação do grupo de cordas Minha Terra Mogi, que é composto pelos alunos do núcleo de cordas do projeto Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. O espetáculo será a partir das 19h30 no Teatro Vasques e tem como tema "Conhecendo a Orquestra". A regência é de Enoque Gomes Pereira e a direção geral do maestro Lélis Gerson. Nesta apresentação, serão aproximadamente cem músicos, divididos em dois grupos -
intermediários e avançados. O Vasques fica na rua Dr. Corrêa, 515, largo do Carmo. A recomendação é chegar uma hora de antecedência para a retirada dos ingressos gratuitos. 
O núcleo de cordas da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi foi criado em 2003, quando o maestro Marcelo Jardim e a violinista-professora Simone dos Santos vieram para a cidade e deram início ao trabalho de formação musical erudita. Até 2011, o grupo foi coordenado por Simone, que na época era spalla (primeiro violino) da Orquestra Sinfônica de Mogi.Os alunos atendidos nesse período eram integrantes do coro do Projeto Canarinhos do Itapety, formado em 2002, pela maestrina Solange Urbano.
Somente em 2011, o projeto abriu suas portas para alunos da comunidade que não tinham nenhum vínculo com este projeto. Esta abertura significou um grande progresso para os trabalhos da Orquestra, na medida em que possibilitou o avanço do processo de educação musical e formação cultural de centenas de crianças de inúmeras comunidades do município. De 2012 até 2014, a coordenação do núcleo de cordas ficou a cargo da violinista-professora Raquel Dias. Atualmente, está sob a batuta do professor Enoque Gomes e atende a um total de 200 alunos.