Lápis e papel. Estes são os principais elementos utilizados pelo caricaturista suzanense Alex Sandro Gomes Moreira, que representará o município na etapa estadual do programa Mapa Cultural Paulista (MPC), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Com quatro anos dedicados à arte de desenhar, o profissional foi selecionado na categoria Desenho de Humor, na qual competiu com artistas de mais de 30 cidades, dentre elas Embu das Artes, Itapevi, Barueri e Osasco. A classificação foi definida no dia 3 de setembro, durante a abertura da exposição de Artes Visuais da fase regional, realizada na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, em Santo André.
Convidado a participar da iniciativa por meio da Secretaria de Cultura de Suzano, o caricaturista teve três desenhos selecionados, sendo "Um País de Poucos", em que mostra a presidente Dilma Rousseff com a faixa presidencial em deterioração, e "Exterminador de Futuros", o qual retrata o petista Luiz Inácio Lula da Silva vestido com os trajes do personagem do ator Arnold Schwarzenegger, em alusão ao longa-metragem "Exteminador do Futuro". Houve também o "Petrolão", mostrando Nestor Cerveró, ex-diretor da área Internacional da Petrobras, segurando uma bomba de combustível, com dinheiro caindo. 
De acordo com desenhista, que é autoditada em desenho, a ideia de retratar os políticos surgiu pelo fato de eles estarem em evidência. "Sou apartidário, porém, decidi transformar Dilma e o Lula em caricatura, porque estão na mídia. Os desenhos que fiz não são pretensiosos e sim tendenciosos. Quando anunciaram que eu faria parte da etapa estadual do Mapa Cultural Paulista, esperei que dissessem meu nome completo, pois não esperava por essa conquista", comenta.
Com o desenho sendo a sua principal fonte de renda, o profissional se enveredou por essa arte após participar do projeto "Alegraço", um trabalho voluntário organizado pela Igreja Bíblica Brasileira, de Suzano. "No começo, eu me vestia de palhaço e visitava hospitais para alegrar as crianças. Depois, passei a desenhar caricaturas para elas. Com isso, decidi arriscar nessa área e estudar", lembra.