Pela primeira vez, o Sesi-SP exibe uma mostra dedicada exclusivamente à cinematografia holandesa. O "Cine Sesi-SP no Mundo: Olhar Holandês" começa amanhã e segue até o dia 8 de outubro, no Sesi Suzano. A agenda completa, por cidade, pode ser conferida em www.sesisp.org.br/cultura. A unidade suzanense fica na avenida Senador Roberto Simonsen, 550, Jardim Imperador. Informações pelo telefone 4741-9682. A entrada é gratuita. A mostra também pode ser conferida no Sesi de Mogi das Cruzes, localizado na rua Valmet, 171, em Brás Cubas. Informações: 4723-6900.  
Como parte da programação, a mostra apresenta quatro filmes inéditos no Brasil. Um deles é "Kauwboy", um filme livre para todos os públicos, que utiliza diferentes técnicas visuais e belas imagens da Holanda para contar a história de um menino de 10 anos que vive uma relação familiar complicada e tem um pássaro como amigo confidente. Já "Shouf Shouf Habibi!" é uma comédia que tem como tema as diferenças culturais, representadas pelo jovem holandês, de família marroquina, que quer se tornar uma estrela de Hollywood.
Outro destaque da mostra é o filme "Irmãs Gêmeas" ("De Tweeling"), indicado ao Oscar 2004, como melhor estrangeiro. Baseado no bestseller homônimo da holandesa Tessa de Loo, lido por mais de quatro milhões de pessoas na Holanda e na Alemanha, trata do holocausto de maneira sensível, na trama de duas irmãs separadas à força ainda pequenas.
Toda a programação da mostra, que entra em cartaz, é fruto da parceria entre o Sesi-SP e o Eye Film Institute Netherlands -
o museu de cinema na Holanda -, o qual se dedica à preservação e difusão internacional do cinema do país, e também tem o apoio do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos e da Dutch Culture.