Além de flores e mudas a preços especiais, os visitantes da 24ª Expo Aflord, que começa neste sábado e domingo, e prossegue nos 29 e 30 de agosto e 5, 6 e 7 de setembro, em Arujá, também terão a chance de entrar em contato com vários tipos de manifestações culturais. As tradições do Japão, como apresentações de taiko (tambores japoneses), danças típicas e shows musicais, não poderiam faltar. O evento é organizado pela Associação dos Floricultores da Região da Via Dutra e tem a expectativa de receber cerca de 40 mil visitantes. Os ingressos podem também ser adquiridos na entrada da festa. O endereço é avenida PL do Brasil, km 4,5, Fazenda Velha. A programação completa está disponível no site: www.aflord.com.br/programacao.
Um dos grupos japoneses que estará presente é a Associação Desportiva Nikkei, de São Miguel Paulista. Com uma tradição de mais de 63 anos, a coordenadora Tizuko Mizan conta que eles sempre buscam novidades. "Como a feira atrai muitos brasileiros, nós procuramos trazer músicas mais alegres para chamar ainda mais a atenção do público", afirma. Outros grupos japoneses que estão confirmados são Grupo Ishin, Grupo Awa Odori Represa, Taiko Fukuhaku e Koran Daiko de Suzano e Requios Gueinou Doukoukai.
Ainda faz parte da programação o espetáculo de dança gaúcha com o grupo TG Saudade do Sul e dança russa com a Cia Balalayka de Danças e Folclore da Rússia. "A dança russa é composta por homens e mulheres que desenvolvem funções diferentes. Enquanto eles fazem um passo forte e rigoroso, elas têm uma presença delicada durante as apresentações", explica a fundadora Vera Maria Petrika. Haverá também shows com cães adestrados, conduzidos pelos grupos Show e Circo Tradição.