Teatro, cinema e música. Estas são as principais manifestações artísticas que fazem parte da segunda edição da Mostra de Cenas Curtas de Suzano, promovida pelo Teatro da Neura e pelo Instituto N de Arte e Cultura. Marcado para ocorrer neste fim de semana, a partir das 20 horas, no Espaço N de Arte e Cultura, o evento tem apresentações de cenas de companhias teatrais de Suzano, Poá, Mogi das Cruzes, Jundiaí, São Paulo, dentre outras.
A programação também conta com a exibição de curtas-metragens e intervenções musicais, ampliando o leque de linguagens da atração. O valor do ingresso será cobrado no esquema "pague o quanto puder".
Com produção do ator Pedro Gonçalves, a 2º Mostra de Cenas Curtas de Suzano tem início, nesta sexta-feira, com uma cena do Teatro da Neura: "Aqueles que Fingem Demência", que foi apresentada, em junho, na II Feira Antropofágica de Opinião, realizada pela Cia. Antropofágica, de São Paulo. Na encenação, o grupo aborda a falta de envolvimento que a maior parte da classe artística mantém, não se envolvendo de forma prática nas lutas sociais e na conquista de direitos.
Além disso, o público tem a oportunidade de conferir o curta-metragem "Diagrama de um Útero", dirigido e roteirizado por Bianca Rêgo. Já no sábado, o centro cultural é palco de quatro cenas de artistas paulistanos: "Pátria Mãe Gentil", de Calu Cassim; "Retalho", da Cia. Camelo Urbano; "El Encuentro", da Cia. Amores Perros; e "Atitude Suspeita", do Teatro Delivery.
De acordo com Gonçalves, a ideia de integrar a música e o cinema na programação da mostra surgiu da necessidade de tornar o evento artisticamente mais rico. "É uma forma de fomentar a produção e a fruição de trabalhos de diversos parceiros nossos que muitas vezes não se conhecem. Esta segunda edição tem uma variedade grande de linguagens e, por conta disso, a minha expectativa é que o evento seja muito rico, artisticamente falando", revela.
Música
O Núcleo Teatral Opereta é um dos destaques da programação no domingo, com a apresentação do musical "Opereta Canta Zumbi". Inspirado no texto "Arena Conta Zumbi", de Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal, a atração presta uma homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares, o Zumbi. Com músicas de Edu Lobo, a cena tem direção de Marco Senna e preparação vocal de Alexandre Guilherme, que também é responsável pela regência.
Programação
Com 20 atrações, a programação da Mostra de Cenas Curtas tem 14 cenas teatrais, quatro curtas-metragens, um vídeo-performance, e um musical. Além de trabalhos de artistas do Alto Tietê, o evento conta de grupos de Santo André, Jundiaí e São Paulo e Guarulhos.