A línguagem jornalística e algumas nomenclaturas que permeiam este gênero discursivo foram debatidos no primeiro encontro realizado com os professores da rede municipal de Biritiba Mirim. A oficina foi preparada com base no livro "Ler e Escrever", utilizado pelos professores para as aulas de Língua Portuguesa. E, dentre as unidades, uma delas está voltada ao trabalho com o texto jornalístico. Pensando nisso, a proposta aprensentou o formato do jornal, as seções, os gêneros textuais, e, por sua vez, compartilhou quatro atividades para trabalhar, de forma lúdica e dinâmica, o assunto com os alunos.
O professor Mauricio Silva de Souza, que leciona para o 4º ano da Emef Professor João Cardoso de Siqueira Primo, gostou das sugestões e irá colocá-las em prática. "Achei importante participar dessa capacitação. Estamos trabalhando com o Ler e Escrever e justo neste segundo semestre temos o projeto Jornal. Inclusive, algumas dúvidas eu já consegui perguntar à coordenadora e confesso que, a partir de agora, irá facilitar o trabalho que venho desenvolvendo com a minha turma. Em relação ao projeto Dat - Formando o Cidadão do Futuro, ele é bem-vindo em minhas aulas", finaliza o educador. (S.C.).