O Diarinho, suplemento infantojuvenil do jornal Dat, agora possui um espaço especial. Desde o início deste ano, a sessão "Cantinho do Leitor" publica as cartinhas enviadas pelos pequenos, com sugestões, opiniões e dicas. O espaço é um importante meio de interação entre os jornalistas responsáveis pela publicação e as crianças, e serve até mesmo como incentivo para que os pequenos acompanhem e criem o hábito de ler jornal.
Além disso, a seção é trabalhada em sala de aula com os alunos das redes de ensino de Biritiba Mirim e Poá, que fazem parte do projeto Dat - Formando o Cidadão do Futuro. Por meio dos textos trabalhados em classe, os professores incentivam os estudantes a escreverem para esse novo espaço. Com isso, além de explorarem o texto opinativo, eles passam a estudar o gênero textual carta do leitor, que, inclusive, tem sido um dos textos exigidos em avaliações nacionais.
Quem já passou pela experiência de ver o seu texto publicado foram os alunos do 4º ano C, da Emef Helena Ricci Barbosa, de Biritiba Mirim. Com orientação da professora Rosangela Aparecida, a turminha escreveu uma mensagem para o jornal elencando as suas seções favoritas e exaltando a importância de se informar com a utilização do jornal. Os estudantes ainda enviaram uma sugestão de pauta, que foi atendida na edição seguinte. "Achei divertido escrever a cartinha e legal quando ela foi publicada. Fiquei feliz na hora que vi. Sugerimos uma matéria sobre microcefalia, e, recentemente, tivemos uma palestra na escola sobre esse tema. O Cauan (Oliveira de Jesus) até perguntou sobre o assunto, e tudo isso depois de termos lido o jornal. A gente adorou, foi uma alegria e tanto", contou Ana Caroline Firmiano, de 9 anos.
O Cauan Oliveira de Jesus, 9 anos, que ajudou na elaboração da mensagem do grupo, disse que ficou emocionado quando viu a sugestão da turma ser atendida."É bacana poder escrever para o Diarinho. Eu gosto de trabalhar com o jornal, e a seção que eu mais gosto é a Arte e Mundo", contou.
A coordenadora da unidade escolar, Marinalva de Jesus Ferreira, também falou sobre a importância de proporcionar o contato das crianças com a publicação."Acho maravilhoso, principalmente, por atingir o nosso público, pois assim o entendimento fica mais fácil. Eles gostam tanto que aqui na escola eu preciso fazer uma escala, pois todos querem receber o jornal", explicou.