Participação no processo pedagógico, nas atividades escolares, na dinâmica da unidade escolar e na organização de ações voltadas aos alunos, como oficinas e debates, para, juntos, encontrarem as soluções para tornar o ambiente escolar prazeroso e o ensino e o aprendizado mais valiosos. Este é o clima que invade a Emeb Estância Hidromineral de Poá, que, com a chegada do Grêmio Poder Estudantil, passou a valorizar, ainda mais, a relação entre alunos, professores e os gestores. Juntos, eles propõem ações que auxiliem no aprendizado contínuo e, ainda, que estreitem os laços e a interação entre todos que fazem parte do universo escolar.
O grêmio é formado por 11 alunos, integrantes da chapa Filhos da Revolução, que, desde o início do ano, ficaram responsáveis em colocar em prática os projetos planejados. Cada um com a sua responsabilidade, mas todos atuando juntos na construção de seus objetivos.
Segundo a presidente do grêmio, Isabel Perussi, de 14 anos, que está no 9º ano, são vários os projetos, e alguns deles já foram realizados. "Desde o início do nosso trabalho, já realizamos a festa junina, que foi uma oportunidade de os integrantes se apresentarem e mostrarem que estão engajados em suas tarefas. Fizemos a Campanha do Agasalho, que, mais que doar uma peça, explicamos a todos a importância desse ato, concretizado com a entrega dos agasalhos às crianças carentes. Foi um momento maravilhoso. Realizamos oficinas, e, várias atividades, como o jornal e o blog da escola", conta.
E, as oficinas são o diferencial do grêmio. "Já realizamos a oficina de grafite, com a qual conhecemos a história da arte, as características dessa manifestação artística e produzimos um grafite. Em seguida, foi a de fanzine, na qual também conhecemos as características dessa publicação e realizamos as nossas", explica Vinicius Eduardo Silva Santos, de 14 anos, aluno do 9º ano, que é diretor social do grêmio. "Nossos fanzines foram expostos no Centro Cultural de São Paulo", celebra. A próxima oficina é a de fotografia, e todos já estão ansiosos.