A equipe do Dat - Formando o Cidadão do Futuro já começou os preparativos da Mostra de Talentos - O Jornal em Parceria com a Educação, que, neste ano, chega à terceira edição. O evento, que encerra as atividades desenvolvidas por meio do projeto regional, ocorre em dezembro em cada uma das cidades participantes. Trata-se
de uma ocasião festiva, quando todos os trabalhos são expostos, apresentações culturais compartilhadas e experiências trocadas entre os educadores. E, ainda, uma confraternização para celebrar os resultados conquistados ao longo de mais um ano de muita produtividade.
O evento, organizado pelo Grupo Mogi News de Comunicação em parceria com as Secretarias de Educação de Arujá, Biritiba Mirim e Poá, é dividido em duas partes: exposição de trabalhos e apresentações culturais. A mostra fica à disposição dos visitantes, que acompanham as atividades que foram realizadas entre alunos e professores ao longo do ano. São propostas desenvolvidas por turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I e do 6º ao 9º do Ensino Fundamental II de cada uma das escolas beneficiadas pelo projeto. Parte dessas atividades contemplam as apresentações culturais, que completam a segunda parte da programação. Elas são comandadas pelos próprios alunos. Estes, por sua vez, compartilham com o público uma dança, uma peça teatral, uma música, uma esquete, um jogral, dentre outras sugestões. São atividades que foram desenvolvidas com o apoio do jornal Dat. Trata-se de um evento enriquecedor, com troca de experiências entre todos que fazem parte do Programa Jornal e Educação do Grupo Mogi News de Comunicação.
Prazos
Os educadores das redes de ensino de Arujá, Biritiba Mirim e Poá devem ficar atentos ao prazo de entrega das atividades que farão parte da Mostra de Talentos -
O Jornal em Parceria com a Educação. As atividades para a exposição podem ser entregues ao longo dos encontros. No entanto, em novembro, deverá ser entregue a pasta personalizada de cada escola com todas as atividades elaboradas ao longo do ano pelos educadores da rede de ensino.
Com relação à apresentação cultural, as sugestões podem ser compartilhadas com a coordenadora-geral do evento, Suéller Costa, durante as formações. Ela irá receber as propostas dos professores interessados e por meio deles montar a programação geral. Vale lembrar que todos são convidados a compartilhar a sua prática com o jornal Dat. Essa proposta deve ser apresentada até o encontro de outubro.
Pasta
Cada escola deve ter a sua pasta personalizada do Dat - Formando o Cidadão do Futuro. Nela, devem constar as fichas das atividades desenvolvidas pelos professores da unidade. Elas precisam estar organizadas por série e com os nomes dos professores em ordem alfabética. Esse requisito é necessário para ajudar a equipe na elaboração da listagem dos professores participantes, quantidade de atividades entregues e respectivas horas, para que os certificados possam ser devidamente preparados.