A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) está reorganizando a utilização de espaços públicos e ginásios para treinamentos de equipes e realização de projetos em Mogi das Cruzes. O objetivo da medida é garantir um uso mais democrático, organizado e transparente da estrutura esportiva da cidade e o atendimento mais eficiente dos atletas e da população.
Para isso, a equipe da Smel já está realizando reuniões com representantes de diversas modalidades esportivas atuantes no município. Além disso, será feito o cadastramento de todas as equipes e projetos interessados para análise e montagem de grades de utilização para cada local.
“O objetivo da Prefeitura é que o esporte volte a fazer parte da vida de Mogi das Cruzes, tanto com as equipes competitivas quanto como ferramenta de inclusão e transformação social. Para isso, é fundamental que a utilização dos espaços públicos de esporte seja democrática. Não haverá a prática de determinada equipe ou projeto ter a exclusividade de um local ou as chaves de um ginásio, a gestão será da Prefeitura para que possamos atender o maior número de pessoas de forma organizada”,explicou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fred Abib.
Ele lembrou que, nas análises realizadas na primeira quinzena de janeiro, foram identificados problemas graves na utilização e manutenção de espaços públicos municipais, o que prejudicava o acesso para a população e para atletas, além de comprometer a qualidade dos locais.
“Com a utilização que consideramos inadequada de alguns locais, em que particulares tratavam os espaços como se fossem ‘donos’ deles, optamos pela suspensão da autorização de uso para que a reorganização possa ser feita de uma forma mais adequada”, completou Fred.
As equipes e associações interessadas em utilizar espaços municipais para a realização de treinamentos ou projetos de iniciação esportiva podem procurar a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que fica na estrutura do Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira – Tuta. Elas devem apresentar a documentação necessária e o projeto do que será desenvolvido, para análise técnica da pasta.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5005.