A primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior está chegando ao fim. Nesta sexta-feira (10), pelo Grupo 24, às 15h15, no Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o Suzanão, União Suzano Atlético Clube (Usac) e Avaí (SC) decidem quem vai avançar à segunda fase. Já pelo Grupo 28, o Aster Itaquá entra em campo, no mesmo horário, para enfrentar o Vila Nova (GO) no Estádio Municipal Ildeu Silvestre do Carmo, o Campo do Brasil, em Itaquaquecetuba. Completam a rodada em Suzano, União Araguainense (TO) e Bragantino, às 13 horas, e em Itaquá, o Dourados (MS) enfrenta o Falcon (SE), ao meio-dia.
Mogi das Cruzes também é sede da competição, mas sem uma equipe da cidade classificada, recebe o Esporte Clube (EC) São Bernardo pelo Grupo 23, que também traz a equipe do Flamengo (RJ). A terceira rodada do Grupo 23 será neste sábado, no Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão. Às 19h30, o Zumbi (AL) enfrentará o Cruzeiro (PB), enquanto às 21h45, o Flamengo joga contra o EC São Bernardo.
Aster
O time de Itaquá sofreu sua primeira derrota na última rodada, quando foi superado por 2 a 0 pelo Falcon, e agora precisa de uma vitória para garantir a classificação na próxima fase. Atualmente, o Aster ocupa a terceira colocação no grupo 28, com três pontos. Já o Vila Nova, que venceu o Dourados por 2 a 0, está em segundo lugar. Com duas derrotas, o Dourados já está eliminado. Se o Aster não vencer o Vila Nova, seja em empate ou derrota, a equipe será eliminada.
"Essa é a rodada que vai definir a continuação do Aster Itaquá na competição. A torcida está fazendo a parte dela e comparecendo em peso. Tenho certeza que vamos conseguir levar essa energia para dentro das quatro linhas e apoiar os nossos atletas", disse o secretário de Esporte, Fabiano Novais.
Suzano
O Usac terá, nesta sexta, a missão de colocar a cidade na segunda fase da Copinha depois de 20 anos. Para fazer história, o Javali das Palmeiras precisa vencer o Avaí, repetindo 2005, quando o Esporte Clube União Suzano (Ecus) foi o único classificado do Grupo O do torneio naquele ano, também sediado na cidade.
Na última rodada, o Usac venceu o União Araguainense por 2 a 0. No outro jogo do grupo, o Red Bull Bragantino – garantido na próxima fase da competição – enfrentará a equipe do Tocantins para buscar 100% de aproveitamento no Grupo 24.
Esta é sexta vez que o Usac disputa a Copinha. A equipe participou da competição sendo representante de Suzano pela primeira vez em 2014, e retornou ao torneio em 2020, disputando essa e as quatro edições subsequentes. Caso avance à segunda fase na segunda colocação, a equipe de Suzano deve ir para Mogi enfrentar o líder do Grupo 23. O Zumbi tem 100% de aproveitamento e possui vantagem na classificação sobre o Flamengo e deve ser o provável adversário. O outro confronto entre os grupos pode acontecer no Suzanão entre Bragantino, líder do Grupo 24, e Flamengo, segundo colocado do Grupo 23.
O secretário de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho, reforçou a importância da torcida para o Usac na busca pela vaga à próxima fase e o prefeito Pedro Ishi enalteceu a organização da Copa SP e disse torcer para o Usac avançar e para que Suzano receba um dos confrontos mais importantes da próxima fase.
Mogi
A segunda rodada do Grupo 23 disputada na noite de quarta-feira (8), em Mogi, foi marcada por uma surpresa, a vitória do Zumbi sobre o favorito Flamengo, por 2 a 1. No outro jogo da rodada, EC São Bernardo e Cruzeiro empataram por 0 a 0. Com isso, a definição dos dois times classificados para a próxima fase ficou para a terceira rodada, neste sábado (11). Apesar da forte chuva em Mogi, o Nogueirão recebeu cerca de 2,5 mil torcedores. A prefeita Mara Bertaiolli também esteve no estádio e acompanhou as partidas.
“É uma alegria ver nossa cidade como uma das sedes da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que revela talentos do futebol brasileiro. A Prefeitura está comprometida em garantir a estrutura necessária para que o evento aconteça com segurança, organização e acessibilidade, reforçando o papel do esporte como ferramenta de inclusão, lazer e transformação social”, destacou a prefeita.
Ingressos
Para todas as partidas da competição, a entrada é gratuita, mas os torcedores devem ficar atentos para a necessidade de cadastramento no aplicativo Bipfut e reserva de ingresso. O acesso ao estádio é possível após reconhecimento facial.