Destaque na Copa São Paulo de Futebol Junior, a Copinha, o Aster Itaquá foi derrotado na noite desta sexta-feira (19) pelo Flamengo, que segue em busca do seu quinto título da Copinha Sicredi. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, o time carioca superou a equipe de Itaquaquecetuba nos pênaltis por 4 a 3, e avançou para as semifinais do torneio. 

O Aster iniciou a partida pressionando o Flamengo no campo de defesa. Gustavo quase abriu o placar para o time de Itaquaquecetuba, tirando tinta da trave. O time da região abriu o placar aos 20, com Gabriel, que acertou belo chute colocado. Aos poucos, o Flamengo foi equilibrando as ações ofensivas e tentou buscar o empate, principalmente pelo jogo aéreo.

Na volta do intervalo, o jogo aéreo do Flamengo deu resultado. Após cobrança de escanteio, o artilheiro Wellinton deixou tudo igual de cabeça, aos três minutos. Após o empate, Gustavinho quase colocou o Aster na frente em cobrança de falta, enquanto Wallace Yan bateu por cima do travessão. Apesar das duas equipes buscarem o gol, a partida se encaminhou para as penalidades.

Nas cobranças, Lucas Furtado defendeu a batida de Dieguinho e Yago deixou o Flamengo em vantagem. Após os times manterem o 100%, na quinta e decisiva cobrança, Lucas pegou o chute de Gabriel e garantiu o Flamengo nas semifinais, com o placar de 4 a 3.

Classificado, agora o Flamengo aguarda o vencedor de Coritiba e Cruzeiro, que ainda jogam pela outra chave das quartas de finais. A outra semifinal já está definida, com Corinthians e Novorizontino lutando por uma vaga na decisão.

Com 128 times divididos em 32 grupos, a competição terá sete fases. A primeira, em que se classificam as duas melhores equipes de cada chave, se encerra no dia 11 de janeiro. A partir da segunda etapa, a competição é disputada em mata-mata com disputa de pênaltis em caso de empate.

A decisão será no dia 25 de janeiro, quando será comemorado o 470º aniversário da cidade de São Paulo.

Aster Itaquá

Após enfrentar o Sport, Santo André e Cruzeiro de Arapiraca na fase de grupos, além do Oeste no mata-mata, o Aster Itaquá repercutiu nas redes sociais e foi destaque nos noticiários em todo o país por ter eliminado o Palmeiras, bicampeão da Copinha, na última segunda-feira (15). Com os olhos todos voltados para o time, na quarta (17) ainda venceu o Guaratinguetá de virada pelas oitavas de final.

Fundado em março de 2023, a ideia inicial do clube-empresa é formar novos atletas de alto rendimento, assim como o Aster Brasil, criado em 2019 no Espírito Santo e que também é gerido pelo Grupo Aster.  Em Itaquá, a expectativa é trabalhar equipes das categorias sub-9 a sub-20 e gerar oportunidades aos jogadores da cidade. Como panorama do trabalho já realizado pelo Grupo Aster, na última janela de transferência da Europa, 23 atletas foram negociados, inclusive para clubes do exterior.

A equipe disputou o primeiro torneio oficial em dezembro e foi campeã invicta da Copa Ouro sub-20, torneio organizado pela Associação Paulista de Futebol (APF). Já na Copinha, a equipe foi anfitriã em cinco dos seis jogos, disputados no Estádio Municipal Ildeu Silvestre do Carmo, o Campo do Brasil, no Morro Branco, em Itaquá.

Para homenagear a equipe da cidade, a Prefeitura de Itaquá promove, na manhã deste sábado (20), uma carreata com a participação do Corpo de Bombeiros, trios elétricos e torcida do time. Nas redes sociais, o prefeito Eduardo Boigues disse: "Não houve derrota, mas sim grandes conquistas para o time do Aster, para toda Itaquá. Em menos de 1 ano de time formado, ganhamos de gigantes, de 128 times, ficamos entre os 8 melhores. Nossa Itaquá escreve uma nova história de muita garra, determinação e vitórias! Parabéns a todos! A nossa trajetória de sucesso só começou!".