Cerca de 800 competidores são esperados para a quarta edição do campeonato anual RSM Challenge. O evento, que é um desafio de robótica, será realizado no Ginásio Poliesportivo Prof. Tuta, na Vila Mogilar, em Mogi das Cruzes, no próximo fim de semana, entre os dias 21 e 23. Participarão da competição as categorias Combate, Sumô, Hockey, Seguidor de Linha, Robo Trekking e Futebol.

A competição foi iniciada em 2019, pelo idealizador Rafael Mattos, capitão da equipe RSM Robótica. Segundo ele, entre os competidores há representantes de instituições de ensino (escolas ou universidades) e equipes particulares.

 De acordo com os organizadores do evento, o objetivo do campeonato é promover o conhecimento, o desenvolvimento de novas tecnologias e do trabalho em equipe. As inscrições terminaram na última quarta-feira (11), 

"A expectativa da organização para esta edição é movimentar tanto a parte da tecnologia, como da cultura e desenvolvimento da cidade. Nós não podemos pensar somente na parte de tecnologia, nós temos muito mais na parte hoteleira. A organização do evento está visando que a cidade cresça", disse o organizador.

O evento terá seu início na próxima sexta-feira (21), das 13 horas às 20 horas (com exceção da categoria combate). Porém, a partir das 10 horas, serão realizadas inspeções de segurança na categoria combate. A programação será retomada no sábado (22), das 10 às 20 horas. No domingo (23), último dia de evento, a programação seguirá os horários de sábado, com ressalva do encerramento, que neste dia acontecerá 17 horas, quando será realizada a premiação.

Apaes

O Polo Digital de Mogi das Cruzes recebeu na última semana o Campeonato de Robótica para alunos de Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) da região, considerado um aquecimento para o desafio da próxima semana. Três Apaes do Alto Tietê participaram do campeonato: Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Poá, totalizando 24 alunos-competidores. O primeiro lugar foi conquistado por Paulo Enrique Alves Souza, de Itaquá, e o segundo ficou com Flávio Nascimento Garcia, também da cidade. Em terceiro ficou Andrey Ricardo de Oliveira Ferreira, de Mogi das Cruzes.

O evento no Polo Digital foi realizado pelo Instituto RSM, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação. O objetivo do campeonato, segundo a administração municipal, foi estimular o interesse e o aprendizado em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, além de promover a inclusão social por meio do compartilhamento de experiências entre os participantes.

*Texto supervisionado pelo editor.