Os alunos da EM Prof. Mario Portes, em Jundiapeba, participaram na manhã da última sexta-feira de uma vivência de rugby com atletas da Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV. Mogi das Cruzes sediará pela primeira vez três partidas internacionais do torneio Americas Rugby Trophy, a partir deste domingo, no Estádio Municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, na Vila Industrial.
“Foi emocionante conhecer os atletas. A gente aprende várias coisas com o rugby, a se comportar, não fazer coisas ruins, ser educado e ajudar o próximo”, contou Ana Julya Barbosa, 10 anos, aluno do 5º ano. Lívia Ferreira, que estuda na mesma turma, também aprendeu muitas coisas com o esporte. “O rugby é muito incrível. Todo mundo sai ganhando, nos ensina muita coisa”.
Ana Maria Pinheiro de Mello, professora de Educação Física da escola, desenvolve o rugby com os alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental na oficina de Jogos Pré-Desportivos do período integral. “Trabalho com eles o Tag Rugby, que é uma iniciação para a prática do esporte. Eles conhecem também os princípios do esporte, que estão ligados aos princípios olímpicos”, contou.
Participaram da clínica os atletas Lucas Spago, David Muller e Pedro Aparecido. “O rugby é um esporte bom, que está crescendo bastante no Brasil agora. Passamos o básico para as crianças. Quero passar para eles uma experiência muito boa. Comecei quando era criança e não larguei mais”, disse Muller. Além da vivência, os alunos irão assistir os jogos da seleção brasileira contra o Chile neste domingo, dia 16 e o confronto com o Canadá no próximo dia 26.
Sobre a competição
O Americas Rugby Trophy é um torneio triangular entre as seleções de Rugby XV do Brasil, Chile e Canadá, com apoio da World Rugby (federação internacional) e Sudamérica Rugby (confederação sul-americana) com o foco no desenvolvimento dos países participantes.