Compartilhe
A gigante farmacêutica AstraZeneca fechou um acordo ontem com a Aliança Europeia de Vacinas Inclusivas para fornecer até 400 milhões de doses de uma vacina experimental contra Covid-19, enquanto os esforços para aumentar a capacidade de fabricação continuam em ritmo acelerado.
A aliança, criada por Alemanha, França, Itália e Holanda para acelerar a produção de uma vacina, deve receber a vacina que está sendo testada pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, até o fim de 2020. O acordo com a AstraZeneca também busca disponibilizar a vacina para outros países europeus que desejem participar. A previsão é de que o custo seja compensado por financiamento dos governos.
"Este acordo garantirá que centenas de milhões de europeus tenham acesso à vacina da Universidade de Oxford após a aprovação", disse o CEO da AstraZeneca, Pascal Soriot. "Com a nossa cadeia de suprimentos europeia prestes a iniciar a produção em breve, esperamos disponibilizar a vacina ampla e rapidamente".
A empresa anglo-sueca recentemente concluiu acordos semelhantes com Reino Unido, Estados Unidos, a Coalizão de Inovações em Preparação para Epidemias e Gavi, a Aliança da Vacina para 700 milhões de doses. Também foi acordada uma licença com o Serum Institute of Índia para mais 1 bilhão de doses.
A vacina foi desenvolvida pelo Jenner Institute da Universidade de Oxford, trabalhando com o Oxford Vaccine Group.
Os testes da vacina experimental contra a Covid-19 começaram em voluntários saudáveis no Reino Unido em abril, com mais de 1 mil pessoas de 18 a 55 anos. Outra rodada com 10 mil voluntários começou no mês passado.(E.C.)
Cidades
Projeto propõe a distribuição de medidor de glicose para crianças de Suzano
Cidades
Região soma mais de 4.400 vagas de emprego nos serviços de encaminhamento
Cidades
Paulo Pinhal apresenta projetos na Câmara de Mogi das Cruzes
Cidades
Vereadores de Suzano cobram melhorias da Sabesp durante audiência pública