Em quarto lugar no Novo Basquete Brasil (NBB)/Caixa, o Mogi das Cruzes/Helbor enfrenta hoje o Vasco da Gama, às 21h10, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo da Fox Sports. Com oito vitórias em 12 jogos, a equipe já está garantida na Copa Super 8, mas precisa vencer os cariocas para manter a quarta colocação na tabela para a segunda fase da competição e também assegurar o mando de quadra para o primeiro mata-mata do torneio de fim de ano.
A equipe fez o último trabalho coletivo na tarde de quarta-feira no ginásio Hugo Ramos. O técnico Jorge Guerra, o Guerrinha, ainda não poderá contar com o ala-pivô Fabricio Russo, que está suspenso preventivamente por doping. Em uma audiência especial solicitada pelo clube na terça-feira, em Brasília, para pedir a liberação do atleta até que ele seja julgado, os auditores do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) Antidopagem mantiveram a suspensão aplicada em outubro. O julgamento deve ser marcado para janeiro de 2019. Outro desfalque será do ala-pivô José Carlos, que sofreu uma pancada no joelho esquerdo durante os treinos e passará por exames. Guerrinha ressalta que, apesar da colocação do adversário na tabela, a partida deve ser muito dura e disputada.
O jogo de hoje também será o último de Guerrinha no ano. O treinador passará por um procedimento cirúrgico para tratar um problema de sinusite na próxima segunda-feira. Com o processo de recuperação pós-operatório, ele estará de volta ao time apenas em janeiro. O auxiliar técnico Danilo Padovani, que já esteve à frente da equipe em outras ocasiões, assumirá o comando durante os treinos e também na Copa Super 8, que será realizada a partir do dia 20 de dezembro com os oito melhores classificados no primeiro turno.