A pedagoga e professora de Educação Física, Luciana Montgomery Watanabe, que trabalha na Creche Municipal Paulo Alexandre Mosca Cintra, com crianças de um a dois anos, foi o centro das atenções na unidade, primeiro porque conquistou o 14º título de campeã brasileira de sumô, na categoria leve (65 kg), no mês passado, no bairro do Bom Retiro, na capital paulista e, segundo, por conduzir a Tocha Olímpica pelas ruas de Suzano. A secretária de Educação, Verônica Cosmo, parabenizou a dedicação e o trabalho realizado pela professora na rede municipal.
Nos Jogos Mundiais disputados em 2013, em Cali, Colômbia, Luciana trouxe a medalha de prata, foi vice-campeã mundial. Luciana tem esperança de que o sumô ganhe um lugar no programa olímpico, talvez em 2020, com o evento sendo realizado no Japão. "Fico muito feliz com os resultados obtidos. Treino sumô há 16 anos e um dia espero poder ensinar esse esporte aqui em Itaquaquecetuba", comentou.
Luciana começou a se dedicar a este esporte aos 15 anos, período em que praticava judô. "A paixão pelo esporte foi à primeira vista, me encantei com a cultura, os valores de respeito, honestidade e amizade".
Ela criou o projeto Lutas como Forma de Educação, voltado a ensinar esta modalidade às crianças e jovens. Para Luciana o esporte exige muito do físico, mas também ensina bastante. "As características do sumô refletem tanto no físico quanto no cognitivo, social, cultural e emocional. Por isso, este projeto traz resultados excelentes, importantes para o desenvolvimento dos alunos, como a melhora na coordenação motora, concentração, disciplina e integração", comentou.
Tradicional
O sumô é uma luta de origem japonesa e muitas de suas tradições são mantidas até os dias de hoje. Dois lutadores se enfrentam em um ringue com formato circular (sem cordas nas laterais). O objetivo dessa modalidade de luta de contato é derrubar o adversário ou empurrá-lo para fora deste círculo, ou fazer com ele encoste alguma parte do corpo no chão, exceto as solas dos pés. As lutas são rápidas. O esporte foi trazido ao Brasil pelos imigrantes japoneses no início do século 20. O primeiro campeonato foi em 1914, no interior de São Paulo e a Confederação Brasileira de Sumô foi criada em 1998.