O Palácio dos Bandeirantes recebeu ontem atletas que se destacaram nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Foram convidados o líbero da seleção brasileira de vôlei Serginho (medalhista de ouro), os três jogadores do Santos que integraram a equipe de futebol masculino - Gabriel Barbosa, o Gabigol, Zeca e Thiago Maia (medalhistas de ouro) e Gabriel Jesus, do Palmeiras, Poliana Okimoto (bronze na maratona aquática) e outros esportistas que representaram o País na maior competição esportiva do planeta. O governador Geraldo Alckmin vai homenageá-los com a Medalha de Mérito Esportivo do Estado de São Paulo.
A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) investe no capital humano dos atletas paulistas e com isso contribui para o desenvolvimento do desporto brasileiro. A SELJ apoia tanto atletas em formação, por meio dos programas Bolsa Talento Esportivo e Formação Esportiva, como atletas de alto rendimento em Centros de Excelência. Este último disponibiliza locais para treinamento de atletas de alto rendimento. Em 2015 foram criados os Centros de Formação Esportiva, onde atletas iniciantes têm à disposição treinadores, médicos e a estrutura necessária para prática esportiva. O investimento feito nesses programas, entre 2015 e 2016, totalizam mais de R$ 20 milhões.
O Centro de Excelência de Natação, por exemplo, é administrado pela Federação Aquática Paulista, atende 120 usuários e está instalado no Complexo Aquático do Ibirapuera. Outra parceria em curso atualmente é com o centro de formação de boxe, instalado no município de Itanhaém, que atende a 184 crianças e jovens. O projeto é desenvolvido pela Federação de Boxe do Estado de São Paulo.