Em time que está ganhando não se mexe. É baseado nessa velha máxima que a equipe de alto rendimento do Judô Clube de Mogi das Cruzes (JCMC) continua a seguir a tradição que já dura cinco anos: o kangueiko (treino de inverno), onde todos os atletas competitivos da academia - da categoria Sub-9 ao Máster -, ficam concentrados durante uma semana em um sítio da família Kimura, em Biritiba-Mirim.
O grito de guerra da equipe "Juntos somos fortes, unidos somos imbatíveis", sintetiza bem o objetivo destas reuniões anuais. "Nossa intenção é resgatar os valores importantes que estão sendo perdidos na sociedade, reforçar a missão do JCMC e passar noções de liderança e hierarquia aos atletas. Indicamos sempre um líder e um vice-líder e é interessante perceber como todos querem chegar nessas funções. Deixá-los por uma semana juntos nos traz efeitos de companheirismo que são percebidos durante o ano todo, em treinamentos e competições", disse o sensei Yoshio Kimura.
A equipe viajou para Britiba no dia 9 e retornou a Mogi das Cruzes no final de semana passado. Ao todo, 30 atletas e seis organizadores participaram do evento, que acontece duas vezes por ano. Além do kangueiro, a equipe ainda realiza um shotyugueiko anual (treino de verão). "Juntamos atletas de todas as idades e todos acabam aprendendo um pouco com seus colegas", relembra Kimura. "Fizemos o kangueiro e shotyugueiko pela primeira vez em 2011, na ocasião com 20 atletas. Desde então, percebemos que viajar com os judocas que disputam competições era benéfico. Conseguimos trabalhar valores, união e aprendemos a lidar com as diferenças. Esses treinamentos servem como base para se formar um grupo unido", reforça o sensei Kimura. "Servimos uma alimentação diferenciada e promovemos gincanas e outros trabalhos em equipes. Sinto que isso fortalece a união dos atletas e se reflete nos tatames, em competições importantes".
Durante a semana de concentração, os alunos ficam restritos ao uso de celular e computador, e precisam aprender a entender as diferenças uns dos outros, e trabalhar em equipe. "Não são só os alunos que aprendem a lidar com as diferenças e evoluem como pessoas e como equipe. Nos, coordenadores e senseis, também aprendemos muito com os alunos. A semana também serve para que nós, treinadores, conheçamos mais a personalidade de cada atleta. Isso nos ajuda a entender qual é a melhor forma de cobrar cada atleta nas competições que realizamos ao longo da temporada. Mas o fator principal é formar um grupo competitivo e unido", reforça Yoshio que, mais uma vez, aprovou o encontro. "Desta vez, obtivemos uma das melhores edições, onde ninguém discutiu, brigou ou teve algum desentendimento", contou o sensei.
Agora, a equipe viaja para Caraguatatuba, onde irá disputar os Jogos Regionais.