Flávio Augusto Marques, de 13 anos, aluno da Escolinha de Taekwondo da Prefeitura de Suzano, disputou o Grand Slam Taekwondo, no final de semana passado, e mais uma vez garantiu seu espaço na seleção brasileira como reserva na categoria Cadete - até 37 quilos. Em 2015, o garoto foi reserva na categoria até 33 quilos. Na seletiva, que aconteceu no Ginásio Tancredão, em Vitória (ES), Marques venceu a primeira luta por 1 a 0. No embate final, o placar de 0 a 0 do tempo normal se repetiu também no golden point. Porém, como o adversário chegou a acertar o colete do suzanense, a vitória - por decisão dos árbitros - foi para o paranaense.
"O Flávio Marques lutou muito bem. A disputa foi bastante acirrada e, apesar de não ter vencido a final, ele garantiu pelo segundo ano consecutivo participação na seleção brasileira. Acho que o objetivo principal foi alcançado", explicou o técnico, Alex Vinicius.
Em 2015, Marques foi vice-campeão sul-americano de Taekwondo, venceu cinco vezes o Campeonato Paulista e é o atual campeão brasileiro na categoria Cadete - até 33 quilos. Além disso, em 2014, foi o campeão da Copa do Brasil, disputada no Rio Grande do Norte e ficou entre os três primeiros do ranking nacional.
O taekwondista é aluno da Associação Fúria Taekwondo, que desenvolve projeto de lutas, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer. A Escolinha de Taekwondo de Suzano atende crianças e adolescentes de cinco a 17 anos, que estejam devidamente matriculados na rede de municipal de ensino, e que queiram praticar a modalidade no contraturno escolar. As inscrições para participar são permanentes e as aulas gratuitas.
Atletismo/natação
Os alunos do Centro de Apoio ao Deficiente de Suzano (Cads), entidade conveniada à Secretaria Municipal de Esportes, também foram destaque no último final de semana na disputa do Circuito Loterias Caixa 2016 - Fase Regional.
As competições aconteceram no Ibirapuera, em São Paulo, na modalidade de Atletismo PCD, e no Sport Club Corinthians Paulista, na modalidade Natação PCD. Ao todo, Suzano conquistou 11 medalhas (6 ouros, 2 pratas e 3 bronzes). De acordo com o coordenador do Cads, Célio Mediato, a experiência foi realizada em nível de incentivo aos alunos que já têm um pouco de vivência com as modalidades.