Estão definidos os participantes do Torneio de Enterradas do Novo Basquete Brasil (NBB) para o Jogo das Estrelas 2016. Uma das grandes atrações do grande evento festivo do basquete brasileiro, o desafio das cravadas, acontecerá durante a programação do dia 20 desnte mês, no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, casa do time Mogi/Helbor. O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA.
Campeão do torneio no último ano, o pivô Coimbra defenderá seu título. Agora no UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, o jogador terá três desafiantes na busca pelo bicampeonato nas enterradas, feito conseguido apenas por Gui Deodato até hoje (2012 e 2013).
Líder de enterradas da atual edição do NBB, o ala/pivô Teichmann, do Rio Claro Basquete, será um dos participantes. Com 26 cravadas em 23 jogos, o atleta lidera o quesito nesta temporada e ainda é um dos três únicos jogadores com mais de 200 enterradas na história da competição (219).
Representante da casa, o ala Jimmy, do Mogi das Cruzes/Helbor, terá a torcida ao seu lado na briga pelo troféu. Esta será a terceira participação do atleta, de 1,90m de altura e 25 anos, no Torneio de Enterradas do NBB. As outras duas foram em 2011 e 2012.
Para fechar a lista dos participantes, uma jovem promessa do basquete brasileiro foi selecionada. Dono de grande capacidade atlética, o garoto Mogi, do Paulistano/Corpore, debutará na competição. Aos 19 anos, o jovem Wesley Alves da Silva, que é chamado pelo nome de sua cidade natal (Mogi-Guaçu) participou recentemente de treinamentos nos Estados Unidos ao lado dos principais prospectos do basquete mundial.
Neste ano, o Torneio de Enterradas sofreu uma pequena alteração em sua fórmula de disputa. Na primeira rodada, os quatro participantes serão divididos em dois confrontos, que serão disputados em uma melhor de três. Os dois vencedores avançarão à finalíssima, que por sua vez será realizada em um turno único.