O Mogi das Cruzes/Helbor se classificou para o Final Four da Liga das Américas com a vitória sobre o Malvin, do Uruguai, por 77 a 57, em partida realizada em Bauru, no domingo passado. A equipe, já entre as quatro melhores do continente americano, foi a primeira a se classificar no Grupo E. Também no domingo, o Bauru, que precisava vencer os argentinos do Quimsa para garantir vaga ao Final Four, correspondeu às expectativas de favorito e venceu a partida por 73 a 63. Agora, os dois classificados (Mogi e Bauru) enfrentam os melhores colocados do Grupo F, no qual estão Flamengo e Brasília, cujos jogos acontecerão nos dias 26, 27 e 28, em Barquisimeto, na Venezuela. O primeiro colocado do Grupo E enfrenta o segundo do Grupo F e vice-versa. Os vencedores disputam o título da competição.
Na partida de domingo, os norte-americanos Shamell e Larry Taylor foram os cestinhas, com 17 e 15 pontos, respectivamente. O ala-pivô Tyrone fez um duplo-duplo com 13 pontos e 12 rebotes, além do ala Jimmy, que converteu 10 pontos e pegou sete rebotes.
O pivô Paulão Prestes falou sobre a alegria do time e dos torcedores mogianos. "Não estamos contentes só por nós, mas por muitas pessoas que estão por trás e, principalmente pelos torcedores. Eles merecem", disse o camisa 15 do Mogi das Cruzes/Helbor".
O grupo já está de volta a Mogi das Cruzes e folgou ontem e ainda terá hoje como mais um dia de descanso. A equipe volta a treinar amanhã. Já na quinta-feira, o grupo recebe o Franca pelo Novo Basquete Brasil (NBB) e, no sábado, enfrenta o Bauru, também em casa, no Ginásio Municipal Hugo Ramos, no Mogilar.
Um dia antes de carimbar a classificação ao Final Four, a equipe mogiana enfrentou, no sábado passado, o Bauru, mandante do grupo E, nesta segunda fase da Liga das Américas. Apesar de estar com a torcida contra, o Mogi/Helbor superou o Bauru por 75 a 66.
O armador Larry Taylor e o ala-pivô Tyrone foram os cestinhas do jogo, com 20 e 19 pontos, respectivamente. O ala Shamell também passou dos dois dígitos no marcador e converteu 11 pontos.