O Clube Vila Santista mais uma vez abre as suas portas e oferece uma nova opção de esporte para seus associados e também à toda população da região do Alto Tietê. Desde o início do ano, todas as noites, de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 19h30, acontecem aulas de judô, modalidade extremamente tradicional em Mogi das Cruzes. Os treinamentos contam atualmente com cerca de 30 crianças e são comandados pelo professor e técnico Sheung Kam Costa Chiao. O clube fica na Avenida Dr. Edson Consolmagno, 150 (esquina com a Rua Cruz do Século, 150 - para localização no gps), no Bairro da Ponte Grande, em Mogi das Cruzes. A iniciativa é uma parceira do Vila Santista com a Academia Chiao de Judô. Além da prática saudável, visando um bem-estar físico e mental, os jovens atletas também são treinador para participarem de competições municipais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais.
Atualmente, o projeto conta com crianças e jovens entre 6 e 16 anos. Para o sensei Chiao, a prática de atividade física, principalmente o judô, resulta em inúmeros benefícios no dia a dia de cada praticante. "Essa modalidade trabalha todas as partes do corpo, mas também somos muito procurados pela disciplina, o respeito e a formação que o judô oferece e exige de seus alunos. Nós seguimos uma linhagem de hierarquia, onde todos entendem que devem respeitar os mais velhos e os judocas mais experientes", destacou o professor.
O treinador também fez questão de enaltecer e agradecer a parceria com o Vila Santista no desenvolvimento da modalidade. "Nós fomos extremamente bem recebidos e nos foram oferecidas excelentes condições de trabalho", comentou Chiao, ao orientar os interessados em participar dos treinos. "As aulas são abertas para todos os interessados, basta procurar a secretária do clube. Temos algumas aulas gratuitas para o aluno ver se gosta da modalidade. Para associados o valor mensal é de 20 reais. Já os não associados custa 30 reais", detalhou.
Um dos alunos antigos do professor Chiao é o jovem Romulo de Souza, de 14 anos, que luta há oito anos. "O judô me da uma boa condição física e fui muito disciplinado estando aqui. Quando alguém está lutando em competições, todos lutamos juntos", explicou Souza, campeão paulista por equipes.
Quem também ressalta os benefícios do judô é a mãe de Romulo, Camila Lyvio, que acompanha os treinos, as competições e enxerga muitas qualidades no esporte. "O judô o tornou muito responsável. Ele é super obediente, focado e acredito que isso veio do esporte", parabenizou.
Mais informações podem ser obtidas na secretaria do Clube Vila Santista pelo telefone 4790-2677.