A equipe de jiu-jitsu do Clube de Campo de Mogi das Cruzes (CCMC), sob a coordenação do sensei Linário Leal, promove o I Seminário CCMC - Técnicas do Judô para o Jiu-Jitsu no próximo sábado, das 14 às 18 horas. O evento terá a presença ilustre do grão-mestre Mario Shigueru Yamasaki e de seu filho, àrbitro do UFC e treinador das forças policiais americanas, Fernando Yamasaki. O evento será realizado no ginásio do CCMC e terá como objetivo aumentar o conhecimento de atletas da luta agarrada nas técnicas de projeção e queda oriundas do judô. O dono desta missão será o grão-mestre de jiu-jitsu Mario Yamasaki, árbitro olímpico de judô, que foi sparing de ninguém menos do que Masahiko Kimura, considerado o maior judoca japonês de todos os tempos, quando desafiado por Hélio Gracie - co-criador do jiu-jitsu mais popular.
Fernando Yamasaki também é faixa preta de jiu-jitsu e mora há muitos anos nos Estados Unidos, ministrando cursos e palestras desta modalidade, em especial para as forças policiais americanas, como o DEA (divisão anti-drogas) e o FBI. Além disso, é arbitro do UFC, como seu irmão Mario Yamasaki.
O seminário com os faixas-pretas será das 14 às 17 horas. A cerimônia de entrega de faixas, conduzidas pelo sensei Linário Leal, acontece das 17 às 18 horas. O evento é aberto a todos os associados do CCMC. Convidados pagarão taxa de R$ 50.
No dia do evento, os organizadores promovem uma campanha de arrecadação de alimentos facultativa aos participantes, que será destinada à doação para instituições beneficentes.