No dia 4 de novembro acontece o Pan-Americano de Judô Sub-15, em Cordoba, na Argentina, e o judoca da Academia Titans, Gabriel Shimada, se credenciou para disputar a competição após sagrar-se campeão brasileiro. As lutas serão realizadas no Salón Gran Mónaco. Mas, um "detalhe" pode atrapalhar o sonho do judoca em disputar o torneio: verba. O fato não é novidade, já que no ano passado, o promissor judoca de Mogi das Cruzes não conseguiu disputar o Sul-Americano pelo mesmo motivo. Por isso, a Academia Titans promove hoje, no Clube Náutico Mogiano, um bingo, às 21 horas, para arrecadar a verba necessária para que o judoca consiga disputar o Pan. O vencedor do bingo ganhará uma TV 32'. O segundo e terceiro colocado levarão para casa um tablet e um DVD Karaoke, respectivamente.
O treinador de Shimada, Luciano Querino, explicou as dificuldades que vêm sendo enfrentadas para arrecadar os fundos. "Todas as despesas têm que ser pagas em dólar, e a situação do nosso país não ajuda. Hoje (ontem), paguei R$ 2.780 para a sua viagem. Conseguimos arrecadar R$ 2.000 e o restante paguei do próprio bolso. Ainda precisamos arrecadar 540 dólares, sendo 520 para a hospedagem dele na Argentina e mais 20 da inscrição no Pan. Isso sem contar um dinheiro a mais que ele precisa levar para se manter nos dias em que estiver disputando a competição", disse Querino.
Todo esse esforço para arrecadar a verba necessária se dá por dois motivos: o primeiro, porque seria a segunda competição internacional que o jovem Shimada iria perder em dois anos (Sul-Americano do ano passado e o Pan dester ano) e, o segundo, devido à grande dedicação e esforço que o atleta vem apresentando nas últimas temporadas. "Para treinar na nossa academia, o aluno tem que arpresentar o boletim, com média mínima de 7. Ele é um excelente aluno e sua média é 9. Além disso, como atleta, ele é disciplinado e muito comprometido. Por isso que ele venceu todas as competições que disputou neste ano, incluindo os campeonatos paulista, brasileiro e amistosos", concluiu o treinador.
Quem quiser participar do bingo beneficente pode fazer a inscrição no Clube Náutico Mogiano, que fica na rua Cabo Diogo Oliver, 758.
Promissor
Apesar de lutar na categoria Sub-15, Shimada tem apenas 13 anos e já enfrenta atletas mais experientes que ele. E logo em seu primeiro ano nesta categoria, o mogiano conquistou dois títulos de peso - o Paulista e Brasileiro. "O atleta tem que ser muito bom para vencer essas duas competições logo no primeiro ano em que sobe de categoria", finalizou Querino.