Após ver a diferença para o Atlético Mineiro diminuir de sete para cinco pontos (50 a 45), o Corinthians volta a campo sob pressão, às 22 horas, no estádio Itaquerão, em São Paulo, diante do Grêmio. Após 23 rodadas, o time alvinegro lidera o Campeonato Brasileiro com 50 pontos, seis a mais do que o time gaúcho, o terceiro colocado.
Por isso, uma vitória é fundamental para a equipe manter o adversário distante da ponta da tabela de classificação. "Sabemos da importância do jogo, que uma vitória nos distancia, um empate mantém a diferença e uma derrota faz o time deles se aproximar. Será complicado, mas temos que buscar a vitória", disse o técnico Tite.
 No primeiro turno, foi justamente contra o Grêmio que o Corinthians viveu o seu pior momento no campeonato. A equipe ainda curava as feridas da eliminação na Copa Libertadores e vinha de um empate contra o Fluminense e uma derrota para o Palmeiras, quando foi jogar em Porto Alegre. Com apenas cinco minutos de jogo, levou dois gols. Depois, conseguiu equilibrar a partida, mas não evitou a derrota e acabou perdendo por 3 a 1 (A.E).