Foi dado o primeiro passo para a formação do time Sub-20 do União Futebol Clube, equipe que disputará o Campeonato Paulista do ano que vem e provavelmente a Copa São Paulo de Futebol Juniores, também conhecida como Copinha, em janeiro de 2016. Sob a supervisão do técnico Pedro Henrique Lamonier, cerca de 50 atletas participaram do primeiro dia da seletiva promovida pelo clube com o objetivo de encontrar novos talentos. As atividades foram realizadas no campo do Vila Santista e contou com atletas de diversos municípios da região.
"A gente comentava há dias atrás que 50 atletas seria uma número bom para poder avaliar com calma. Estou feliz por termos alcançado este objetivo", disse o técnico Lamonier, reforçando que não existe um número exato para serem aprovados. "Se acharmos 20 jogadores de qualidade, vamos ficar com eles. Não temos um número exato para aprovar. Pelo que deu para ver inicialmente, devemos aproveitar mais de dez atletas", previu.
Outro que ficou satisfeito com o número de participantes foi o presidente do União, Senerito Souza. O cartola comentou também sobre toda expectativa em participar da tradicional Copa São Paulo. "Todos os tramites burocráticos já foram feitos pela prefeitura. A Federação Paulista de Futebol ficou de vistoriar o Nogueirão (Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, que será reinaugurado no mês que vem) para dar o aval se o estádio será uma das sedes da Copa São Paulo. A visita foi adiada por duas vezes, mas esse é o próximo passo. Agora temos que esperar".
Sobre a quantia arrecadada com as inscrições, o presidente destacou que todo o valor será usado para custear despesas básicas do clube. "A taxa não foi um valor pequeno, mas a gente explica que a cobrança foi feita pela situação vivida pelo clube. Não é novidade para ninguém que precisamos da ajuda de todos os lados. Tudo que arrecadamos será usado para cobrir despesas como materiais de farmácia, aguá, e outras necessidades do dia a dia." Para participar da seletiva, cada atleta pagou o valor de R$50.
Sonho
Ansioso, o mogiano Erick Gomes, 17 anos, vê a oportunidade de fazer parte do União como a realização de um sonho. "A vontade é passar pela seletiva e depois disputar competições importantes como o Paulista e a Copa São Paulo. Nunca participei deu uma peneira e estou confiante", disse o zagueiro.
Com dois anos de categoria de base no União, o atacante Israel Dantas, 18 anos, está garantido no time Sub-20. Mesmo assim, está ansioso e acredita que os próximos anos do clube podem ser positivos. "Estou muito motivado para os treinos e também para disputar o Paulista e quem sabe a Copinha. Seria muito bom poder jogar essa competição, ainda mais no Nogueirão novinho", comentou Dantas, morador de Itaquaquecetuba.