Coube ao talentoso Lucas Lima desmontar a melhor defesa do País e deixar o Santos perto da vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Com ótima atuação do meia, uma das novidades da lista de convocados de Dunga para a seleção brasileira, o time santista venceu o Corinthians por 2 a 0, na Vila Belmiro, e tem a vantagem de perder por até um gol de diferença na próxima quarta-feira, no estádio Itaquerão, em São Paulo, que estará classificado. Se fizer um gol, pode sofrer até três.
Lucas Lima não precisou marcar nenhum gol para se transformar no destaque do clássico. Mas, graças a seus passes açucarados, Gabriel e Marquinhos Gabriel acabaram com a invencibilidade do Corinthians que já durava 11 jogos. A última derrota da equipe de Tite, inclusive, havia sido justamente para o Santos, no dia 20 de junho, pelo Campeonato Brasileiro. Foi a quinta vitória seguida do Santos na Vila Belmiro sob o comando de Dorival Júnior.
No segundo tempo, a melhor chance da equipe veio após lance confuso na área, aos 10 minutos, quando o goleiro Vanderlei bateu cabeça com David Braz e a bola sobrou para Vagner Love. De costas para o gol, o atacante tocou para Elias, que chutou para a defesa de Vanderlei.
O Santos não repetia o ímpeto ofensivo do primeiro tempo e o jogo diminuiu de intensidade. Bem marcado, Lucas Lima já não recebia mais a bola com tanta frequência e Ricardo Oliveira se limitava a brigar por espaço entre os zagueiros. Sem muitas opções, o Santos só voltou a criar uma boa chance aos 21 minutos Lucas Lima cruzou na cabeça de Ricardo Oliveira, que tirou de Cássio, mas viu Gil afastar quase em cima da linha (A.E).