Dar continuidade a um governo bem avaliado é o objetivo do candidato a prefeito Pedro Ishi (PL) em Suzano ao lado do vice Said Raful (PSD). Ele concorre a Prefeitura com o apoio de peso dado pelo atual chefe do Executivo Rodrigo Ashiuchi (PL), que marcou história na cidade, e pelo grupo suprapartidário que forma a coligação ‘Juntos para Suzano seguir avançando’ com a participação das legendas PL, PSD, Avante, PRD, Republicanos, DC, PSB, PP, MDB e União Brasil.

“Tenho muito orgulho de fazer parte de um grupo que já nasceu vencedor. São dez partidos que têm apenas um ideal: o melhor para Suzano. Nós, do PL, estamos demonstrando isso há muito tempo aqui na cidade. E essa gana só tende a crescer”, destacou Pedro Ishi, que tem, entre suas bandeiras e prioridade, a entrega do Hospital Federal, bem como o investimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o distrito de Palmeiras e o reforço no atendimento materno-infantil, assim como a criação de mais vagas em creches e o fortalecimento do Atendimento Educacional Especializado (AEE).   

Já na segurança, o candidato afirma que lutará pela ampliação do monitoramento da cidade, por meio dos serviços da Central de Segurança Integrada, pela contratação de novos agentes e construção de um novo plano de carreira, além do fortalecimento da Companhia de Ações Especiais de Polícia (Caep) para que se torne um Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep).

Perfil 

Candidato a prefeito Pedro Ishi

Pedro Charles Shirakawa Ishi nasceu em 14 de agosto de 1990. Natural de Suzano, é marido de Déborah Raffoul, com quem tem dois filhos e está esperando uma menina. 

Começou a trabalhar cedo, em uma empresa da família, o que o inspirou a montar um comércio nos anos seguintes. Em 2008, ingressou na política, acompanhando, principalmente, os trabalhos de Rodrigo Ashiuchi. 

Em 2017, foi convidado para integrar o Gabinete do Prefeito e, no ano seguinte, foi nomeado assessor estratégico na Secretaria Municipal de Saúde, acumulando a função de diretor-administrativo. 

Em 15 de novembro de 2020, foi o terceiro vereador mais votado de Suzano, acumulando 3.437 votos. Em 1° de janeiro de 2021, Pedro assumiu a Secretaria Municipal de Saúde, permanecendo até o início de 2024, retornando à Câmara Municipal. 

Candidato a vice-prefeito Said Rafful

Said Raful Neto é natural de Suzano, tem 46 anos, é casado com a farmacêutica Eloisa Franco Cirino e tem dois filhos, Gael e Estela. Formado em Administração e em Engenharia Civil pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC), começou a trabalhar aos 17 anos em uma empresa alimentícia instalada no Jardim Colorado. Em 1999, tornou-se empresário nos setores automotivo, imobiliário e de construção civil.

Em 2004 foi candidato pela primeira vez a vereador, obtendo 772 votos. Já nas eleições de 2008, recebeu 2.452 votos, elegendo-se para a Câmara de Suzano. Em 2012, foi reeleito e tornou-se presidente da Casa de Leis no biênio 2013-2014. Já no ano de 2016, foi candidato a prefeito e recebeu 34.801 votos, ficando na terceira colocação.

Além das passagens pelo Legislativo municipal, Said também foi secretário de Governo na gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi e assessor parlamentar do hoje presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado, e do deputado federal Marcio Alvino.

Propostas

EDUCAÇÃO

Na área da Educação a prioridade será a geração de vagas, por meio da ampliação de creches comunitárias e novas escolas. Outro ponto importante será a atenção ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), voltado às crianças com deficiência, por meio de novos equipamentos e políticas dedicadas à temática.    

SAÚDE

Na Saúde o objetivo será a finalização do Hospital Federal, que deverá ser referência para Suzano e região, bem como o investimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o distrito de Palmeiras e o reforço no atendimento materno-infantil, além da ampliação do serviço de hemodiálise no município e do projeto “Voucher da Saúde”.    

SEGURANÇA

Na Segurança é possível citar a ampliação do monitoramento da cidade, por meio de novas câmeras e a criação de um "cerco eletrônico" nos acessos ao município; a contratação de novos agentes; a entrega de uma nova sede para a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e fortalecimento da Companhia de Ações Especiais de Polícia (Caep).   

MOBILIDADE URBANA

Entre as prioridades para a mobilidade urbana estarão o novo Terminal de Palmeiras e a execução de um novo plano de revisão das linhas e pontos de ônibus da cidade, bem como a ampliação da gama de rampas de acessibilidade e das ciclofaixas e ciclovias, além da instalação da nova alça de acesso ao Trecho Leste do Rodoanel Mario Covas (SP-21). 

GERAÇÃO DE EMPREGO

Em relação ao desenvolvimento econômico, o intuito será seguir fortalecendo e ampliando os projetos de geração de renda, sobretudo na atenção ao turismo e ao artesanato. Outro ponto importante é a ideia de atrair novas empresas à cidade, facilitando o crescimento da economia e a geração de empregos.      

MORADIA

Quanto à moradia, podemos citar o fortalecimento da política de regularização fundiária no município, que vem colhendo bons frutos, além do projeto de urbanização da Comunidade Monte Cristo.