Acelerar o crescimento de Itaquaquecetuba é a proposta do candidato a prefeito pelo PT Fabiano Soares, o Fabiano do PT, que tem 33 anos e desde os 16 está filiado ao partido. Ao lado do vice Wilson Garcia (Agir), ele destaca que a cidade está maquiada e precisa de melhorias em várias área, especialmente a saúde, mobilidade e educação.

Para desenvolver esses setores, ele propõe a construção de um anel viário na cidade, a implantação do Programa Tarifa Zero no transporte municipal, a construção de quatro Centros de Esporte e Arte Unificados (CEUs) e de quatro unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) em pontos estratégicos de Itaquá. Para a educação, sua meta é municipalizar a gestão de creches e escolas. “Esse é um tema muito importante por isso não pode ser transferido para a iniciativa privada. Com o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, vamos zerar a fila de creche, que está estacionada hoje, fazendo uma gestão própria”, detalhou.

Fabiano do PT, candidato a prefeito

Fabiano Soares, conhecido como Fabiano do PT, tem 33 anos, é vice-presidente estadual do PT São Paulo e pré-candidato a prefeito de Itaquaquecetuba. Formado em Recursos Humanos, Fabiano nasceu em Maceió, Alagoas, mas vive no bairro Louzada há 27 anos. Casado e pai de uma filha, ele valoriza muito sua família e a comunidade onde vive.

Fabiano começou sua trajetória política ainda jovem, participando de movimentos estudantis e atuando como dirigente em organizações como a UMES, UPES e UBES. Aos 16 anos, se filiou ao Partido dos Trabalhadores, mostrando desde cedo sua paixão por justiça social e direitos dos cidadãos. Hoje, como vice-presidente do PT Paulista, defende que Itaquá pode mais e por isso, afirma que continua trabalhando para construir um futuro melhor para a população da cidade.

Wilson Garcia, candidato a vice

 É empresário, tem 69 anos e morador de Itaquá há mais de 40 anos. É também presidente do AGIR.

 SAÚDE 

Lutar pela construção de um hospital e discutir com o governo estadual a ampliação do atendimento no hospital Santa Marcelina; 
Implantar o Programa Médico em Casa para consultas online e gerenciamento de prontuário e receita eletrônica; 
Ampliar os horários de funcionamento das UBS e assegurar a atuação do Programa Saúde da Família em todas as unidades; 
Aumentar o investimento para ampliar os serviços voltados para o atendimento à Saúde Mental; 
Criação de um “Poupa Tempo Saúde”; 
Construção de 4 quatro novas UPAS na cidade. 

EDUCAÇÃO 

Garantir vagas suficientes em creches e pré-escolas para todas as crianças e criar bibliotecas e espaços de leitura em todas as escolas municipais; 
Oferecer programas de formação continuada e planos de carreira atrativos, e materiais de ensino de alta qualidade e tecnologia educacional atualizada. 
Garantir que alunos com necessidades especiais tenham acesso a um ensino de qualidade, com recursos e profissionais especializados. 
Centros Educacionais Unificados (CEU)- como parte do plano A Educação de Itaquá no Século XXI, promovendo articuladamente educação, esporte, cidadania e lazer aos estudantes.

SEGURANÇA 

Implementar patrulhas de policiamento comunitário para fortalecer a relação entre a polícia e a comunidade. 
Aumentar a visibilidade da polícia em áreas de alta criminalidade e instalar câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade, como áreas comerciais, parques, escolas e locais com alta incidência de crimes. 
Criar centros de monitoramento e controle para analisar em tempo real as imagens das câmeras de segurança e coordenar respostas rápidas a incidentes. 
Desenvolver sistemas de alerta rápido para informar a população sobre situações de risco e emergências. 

MOBILIDADE URBANA

Criação de um grande anel viário na cidade para facilitar o trânsito dentro da cidade, melhorando a fluidez; 

Implantação do Tarifa Zero, com alteração do modelo misto de subsídio atual para outro totalmente mantido pela Prefeitura, mudando também a forma de pagamento para a empresa concessionária, em vez do valor por passageiro para por viagem, o que, segundo o candidato, facilitaria a fiscalização e melhoraria a qualidade do transporte, além de contribuir para a geração de empregos e inclusão social 

EMPREGO

Buscar junto ao Governo do Estado e união a criação de um polo tecnológico de ItaquÁ aproveitando a vocação tecnológica da cidade com os alunos e estrutura da Fatec e IFESP de Itaquaquecetuba;

Implantação da Tarifa Zero para fortalecer a economia local e gerar emprego;

Criação do programa Escola da Fábrica, que prevê formação de profissionais dentro das empresas

HABITAÇÃO E MORADIA 

Desenvolvimento de programas de construção de moradias populares para famílias de baixa renda; 
Oferecer subsídios para a compra de imóveis, facilitando o acesso à moradia para populações vulneráveis; 
Implementar programas de regularização fundiária para garantir a segurança jurídica de posse aos moradores de áreas irregulares; 
Disponibilizar assistência jurídica para ajudar os moradores a regularizarem suas propriedades; 
Realizar projetos de urbanização em favelas e comunidades carentes, melhorando a infraestrutura, saneamento, e serviços públicos.