Uma das tendências em cerimônias que tem crescido na preferência dos noivos é o mini wedding
ou minicasamento. Uma versão intimista, com um número reduzido de convidados (algo entre 50 e 100). Esse tipo é ideal para noivos com famílias pequenas e círculos de amizades mais fechados. A escolha deve ser pautada no perfil do casal, pois um minicasamento nem sempre é sinônimo de evento econômico. Isso porque com menos convidados é possível caprichar na recepção, escolher um local mais luxuoso e ainda oferecer um buffet e lembrancinhas sofisticados.
O maestro Robson Ungaretti, do Coral e Orquestra Toccata, ressalta que o local para o evento deve ser pequeno e aconchegante, equivalente à quantidade de convidados. "Pode ser a casa de um dos familiares, um buffet, o salão de uma igreja, um pequeno sítio, um restaurante charmoso. O ideal é que a cerimônia e a festa sejam no mesmo lugar ou próximos", ressalta Ungaretti.
Ainda segundo o maestro, para definir se o casal poderá optar por este modelo de festa, o primeiro passo é montar a lista de convidados, pois este será um dos indicadores do melhor formato a seguir.
Outros aspectos que diferenciam este tipo de casamento é que a menor quantidade de convidados permite servir um cardápio mais elaborado e melhores bebidas, bem como personalizar e deixar o evento com a cara dos noivos.