O Programa Jornal e Educação do Grupo Mogi News de Comunicação retoma as atividades e dá início a mais um semestre com novidades. A partir deste mês, uma nova rede de ensino passa a fazer parte do Dat - Formando o Cidadão do Futuro, a de Itaquaquecetuba. Por meio da parceria entre a empresa jornalística e a Secretaria Municipal de Educação, os estudantes dos Ensinos Infantil, Fundamental I e EJA (Educação de Jovens e Adultos) desta rede de ensino do Alto Tietê passam a ser os novos atendidos pelas ações do projeto.
Mais um município que assumiu o seu compromisso com a Educação ao incluir em suas atividades uma proposta que, além de incentivar a leitura, a escrita e a interpretação textual, auxilia na aquisição de aprendizados voltados às várias áreas do conhecimento e ainda promove a cidadania e contribui para a formação pessoal, cidadão e social dos que passam pelas unidades escolares, tanto dos educandos como dos educadores.
As capacitações em todas as redes de ensino começaram na última semana e se estendem até o final deste mês. Os trabalhos começaram em Itaquá, com coordenadores e diretores, para os quais foram apresentados o projeto, as suas ações e os trabalhos desempenhados. Em seguida, a rede de Arujá deu início à formação, que reuniu novos debates sobre o papel social e pedagógico do jornal e a aplicação de novas atividades para serem desempenhadas com esse suporte em suas unidades escolares.
A próxima cidade a receber as formadoras do Dat - Formando o Cidadão do Futuro será Poá, com um encontro hoje, às 8h30, na Secretaria Municipal de Educação. E, nesta sexta-feira, dia 21, também às 8h30, será a vez da rede de ensino de Biritiba Mirim recomeçar o projeto, com um encontro na Emef João Cardoso de Siqueira Primo. E, em breve, a equipe volta a Itaquá para dar início às formações diretamente com os professores dessa rede.
Atendimento
Com a inclusão da rede de Itaquá, o Dat - Formando o Cidadão do Futuro amplia o número de professores e alunos atendidos. Além disso, estende o seu trabalho para novos níveis de ensino. A partir de agora, passará a atuar com o Ensino Infantil e o Educação de Jovens e Adultos (EJA), com alunos especificamente de Itaquá, que os incluiu no programa por acreditar que a proposta poderá contribuir para o aprendizado desse público. Eles se somam aos demais estudantes tanto desta cidade quanto das redes de ensino de Arujá, Biritiba Mirim e Poá, que atuam com os Ensinos Fundamental I e II.