A 25ª Festa do Divino Espírito Santo de Brás Cubas entra em sua reta final neste fim de semana com uma programação que reúne momentos de fé, tradição, cultura popular, gastronomia e confraternização. As celebrações religiosas seguem até domingo (12), quando acontece o encerramento da festa com a tradicional procissão em honra ao Divino Espírito Santo.
Neste ano, os festeiros são Valter Basso da Costa e Tânia da Costa, enquanto os capitães de mastro são Maurício Bartole Lorenzeto e Márcia Maria Mendes Lorenzeto. A edição de 2026 tem como tema "Espírito Santo, fazei de nós instrumentos de unidade e paz".
A programação religiosa segue com as duas últimas missas da novena. Nesta sexta-feira (10), às 19h30, a celebração será presidida pelo padre Alberto Gomes, da Paróquia Santa Cruz – Capela do Ribeirão, em Taiaçupeba. Já no sábado (11), às 18 horas, a missa ficará a cargo do padre Robson Martinelli, da Paróquia São Gabriel da Virgem Dolorosa, de Itaquaquecetuba.
As duas últimas alvoradas serão realizadas no sábado (11) e no domingo (12), às 5h30. O trajeto dura cerca de 30 minutos e termina na própria paróquia, onde é realizada a oração final e servido um café da manhã comunitário no Salão Paroquial.
Um dos pontos altos da programação acontece no sábado (11) com a tradicional Entrada dos Palmitos, uma manifestação centenária que simboliza a oferta dos frutos da terra ao Divino Espírito Santo. A concentração será às 8h, na Comunidade São Dimas e Santo Expedito, na Rua Morumbi, 42, na Vila Brás Cubas, onde será servido o café da manhã aos participantes. Às 9h, o cortejo seguirá pelas ruas do bairro, passando em frente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque até chegar ao Largo da Feira (Rua Guttermann, s/nº).
A expectativa é reunir cerca de 500 participantes no desfile e aproximadamente 1,2 mil pessoas acompanhando o cortejo - não há a presença de animais, como bois e cavalos. Após a chegada, serão distribuídas gratuitamente cerca de 1.500 pratos do tradicional afogado no Almoço do Povo.
No domingo (12), último dia da festa, a programação começa com a alvorada às 5h30, seguida pelo café comunitário. Às 10h será celebrada a Santa Missa, presidida pelo padre Cláudio Antônio Delfino, e, na sequência, acontece a procissão de encerramento, considerada um dos momentos mais emocionantes da festividade.
O andor do Divino Espírito Santo é confeccionado pelas voluntárias da Pastoral da Ornamentação da Paróquia. Durante todo o percurso, os fiéis rezam a Coroa do Divino e, a cada um dos dons do Espírito Santo, são soltas pombas brancas, simbolizando a paz, a esperança e a presença do Espírito Santo entre os devotos. A expectativa é reunir cerca de mil pessoas na procissão.
Quermesse
Além da programação religiosa, a quermesse continua movimentando o Largo da Feira (Rua Guttermann, s/nº) até o domingo (12), com barracas de comidas típicas, diversão para toda a família e atrações musicais gratuitas. Na sexta-feira (10), o público poderá conferir os shows da Banda Soulmate, às 19h, e de Jhoni Lua, às 21h. No sábado (11), a animação fica por conta da Banda Combo, a partir das 21h. Já no domingo (12), último dia da festa, a programação contará com o Fire Night Show, às 18h30, e o encerramento musical será com a Batucada 10, às 21h.
Cultura
10/07/2026 às 16:21
Entrada dos Palmitos e procissão marcam encerramento da 25ª Festa do Divino de Brás Cubas
Por: Portal News
As duas últimas alvoradas serão realizadas no sábado (11) e no domingo (12), às 5h30; trajeto dura cerca de 30 minutos
A expectativa é reunir cerca de 500 participantes no desfile e aproximadamente 1,2 mil pessoas
Foto: Divulgação