Duas alunas de jazz e ballet da Organização Não Governamental (ONG) Missão Intensidade, de Mogi das Cruzes, foram premiadas com bolsa integral para um treinamento intensivo neste mês de janeiro em Caraguatatuba, no litoral paulista. As alunas Júlia Romana, de 12 anos, e Kethellyn Ferreira, de 11 anos, estão estudando na Companhia Estável de Dança. Desde o dia 12 até quinta (23), elas estão na cidade e vão participar também de três dias de espetáculo apresentando as coreografias.
Rodrigo de Souza, diretor executivo da ONG, explica que as jovens conquistaram a premiação no festival de dança “Promodança”, que aconteceu em setembro de 2024: “Uma de nossas alunas, Júlia Romana, ganhou um prêmio especial de bailarina revelação do festival, que deu a ela a primeira bolsa integral para ingressar na companhia agora em janeiro. A segunda bolsa veio para o ballet do Missão, e foi direcionada para a nossa aluna Kethellyn Ferreira que vinha se destacando na turma e alcançando excelentes notas em nossos exames internos”.
As alunas estão fazendo treinos intensivos de ballet e jazz. “Elas estão estudando na Companhia Estável do dia 12 ao dia 23 de janeiro. Após, elas terão três dias de espetáculo apresentando as coreografias de ballet e jazz que aprenderam na companhia. Lá elas têm alimentação, uniforme e as aulas gratuitamente. Uma rotina intensa com início às 9h e término às 18h de aulas e ensaio”, pontuou Rodrigo.
“Ficamos extremamente felizes e com o sentimento de que estamos no caminho certo. Desde o primeiro dia da nossa organização tínhamos essa mentalidade, isso é muito forte na nossa cultura: transformação, crescimento, progresso. É um sonho que está se tornando realidade. Esse sentimento está em todos que se envolvem com a Missão, com alunos, voluntários e colaboradores. Inclusive, essa oportunidade com as meninas da dança só foi possível, além do trabalho de todo nosso time, principalmente por esse espírito que carregam as nossas professoras de Ballet Clássico e Jazz, Tatiana Garcia Rodrigues e Bia Bento”, declarou.
Missão Intensidade
A ONG Missão Intensidade, que completa 10 anos no próximo dia 28 de fevereiro, atua com o objetivo de reduzir a desigualdade social e enfrentar a pobreza por meio do esporte, cultura, educação tecnológica e empregabilidade. “Estamos há 10 anos impactando pessoas. Dez anos de trabalhos ininterruptos mantendo as portas abertas, planejando, errando, acertando, testando, trabalhando de maneira muito profissional na busca pela transformação social de alto impacto, principalmente, com transparência e prestação de contas”, comentou o diretor.
Souza conta sobre outras oportunidades que surgiram a partir da Missão Intensidade. Na área cultural já foram cinco alunas e alunos que ganharam bolsas em grandes escolas de ballet e jazz da cidade. No esporte, recentemente os alunos de judô participaram de um treino com medalhistas olímpicos da categoria. Além disso, neste mês a ONG alcançou a marca de 100 jovens colocados no mercado de trabalho depois de passarem pelos cursos de qualificação profissional.
“Temos uma moça que entrou como aluna, virou voluntária e contratamos como a nossa primeira professora de informática. Ela passou na faculdade de Ciências da Computação em Presidente Prudente, conseguimos emprego em uma empresa de tecnologia e hoje ela se tornou doadora recorrente do projeto. Fechamos nosso ciclo, é disso que estou falando!”, completou Souza.
A importância de promover possibilidades também é destacada por Souza. “Construir pontes, democratizar oportunidades, tirar as pessoas de um ponto ‘A’ para um ponto ‘B’ de crescimento sempre esteve no nosso DNA. Ao longo desses anos, temos vários casos de sucesso de oportunidades promovidas e vidas transformadas. E o melhor disso é o que eu sempre falo para os nossos atendidos. ‘Quem dá a oportunidade é bom, mas quem a aproveita é muito melhor’. Temos um forte trabalho de desenvolvimento socioemocional com todos os nossos atendidos visando prepará-los para aproveitar as oportunidades”, finalizou.