A Câmara de Mogi das Cruzes aprovou na terça-feira (28) a Moção de Aplausos e Congratulações ao aluno da Etec Presidente Vargas, Carlos Mitsuo Buto Prates, pela participação no Harvard Schools, um dos mais importantes torneios de debate estudantil do mundo, realizado no início de abril na universidade norte-americana. A autoria é da vereadora Malu Fernandes (PL). O estudante esteve na sessão acompanhado de familiares e amigos, especialmente os pais Marcos Prates e Marcia Buto. 

Depois da sua classificação para a competicão em Harvard, Carlos participou do Oxford Schools Brazil, junto com outros estudantes da instituição, realizado em São Paulo entre os dias 24 e 27 de janeiro. Ao lado de Ohana Missaki, aluna da terceira série do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Design de Interiores e sua parceira nos debates, o estudante conquistou a vaga para a competição internacional. Além disso, destacou-se ao atuar como monitor de outros 12 estudantes, incentivando-os a ingressar no universo do debate competitivo. 

No Oxford Schools Brazil, o aluno também participou da seletiva para a Seleção Brasileira de Debates, composta pelos 15 melhores debatedores do país, que representará o Brasil em competições internacionais como a EuroOpen e o World Schools Debating Championship (WSDC). Em outro torneio, o Campeonato Nacional de Debates (CBD), foi realizada uma seletiva nacional para o Harvard Schools World Invitational (HWSI), o segundo maior campeonato de debate escolar do mundo, no qual Carlos foi classificado.

Atualmente, o estudante integra a equipe brasileira formada por 35 estudantes que representarão o país em disputas contra delegações internacionais. 

“Foi uma grande conquista. A trajetória de Carlos nos dá muito orgulho e esperança. Ele é um exemplo claro de como a dedicação é fundamental para conseguir aproveitar oportunidades. Ainda mais quando o estudante é de escola pública, como é o caso de Carlos”, disse Malu.

Harvard 

A competição que garantiu a vaga para o evento em Harvard foi o Torneio Nacional de Debate Competitivo, realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, em parceria com importantes grupos universitários. Na ocasião, Carlos competiu ao lado de Ohana Missaki e de um estudante curitibano. Já na etapa da seletiva para integrar a Seleção Brasileira, conduzida integralmente em língua inglesa, Carlos passou a integrar o chamado Time Desenvolvimento WSDC, que representou o Brasil na competição em Harvard e outras internacionais. 

Debate 

Na Etec Presidente Vargas, o estudante criou a Sociedade de Debate, a primeira do Alto Tietê, que tem como objetivo incentivar outros jovens que ainda não conhecem o Debate Competitivo a participar das aulas que ele mesmo ministra online. A iniciativa já tem aproximadamente 150 jovens.