Com a chegada do outono, Guararema ganha novos tons e um clima ainda mais convidativo para quem deseja aproveitar a cidade. As temperaturas mais amenas transformam ruas, parques e mirantes em cenários perfeitos para passeios ao ar livre, contemplação da natureza e momentos de descanso.
Nesta época do ano, as áreas verdes ganham destaque. O Parque Municipal da Pedra Montada, um dos cartões-postais de Guararema, reúne natureza preservada, trilhas leves e a curiosa formação rochosa que atrai visitantes de todas as idades. Já o Parque de Lazer “Professora Deoclésia de Almeida Mello” oferece espaços amplos para caminhadas e convivência, e o Mirante “Prefeito Gerbásio Marcelino” proporciona vista panorâmica da cidade e das montanhas.
O Centro de Guararema também ganha um charme especial no outono. A região do Museu Estação Ferroviária Guararema, com arquitetura histórica e o tradicional passeio de maria-fumaça, convida a caminhadas. Destaque ainda para a Praça Coronel Brasílio Fonseca, lar do clássico coreto, reúne espaços de convivência e o movimento característico do comércio local, enquanto a rua Dona Laurinda concentra cafés, restaurantes e lojas que completam o roteiro.
Às margens do Rio Paraíba do Sul, destaque para o Recanto do Américo (Pau D’Alho), um dos espaços mais conhecidos da cidade. Além da famosa árvore centenária que dá nome ao local, o espaço reúne natureza e área de lazer com vista para o rio e para a ponte que conecta diferentes pontos da cidade.