A Polícia Civil inaugurou oficialmente, na tarde desta terça-feira (13), a nova sede da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Mogi das Cruzes, no Jardim Santista, região central da cidade. Durante a cerimônia, a prefeita Mara Bertaiolli solicitou que a unidade passe a funcionar 24 horas, demanda que, segundo o secretário-executivo de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Paulo Maurício Maculevicius, está em análise e depende da recomposição do efetivo policial.
A nova DDM fica próxima à Central de Flagrantes de Mogi, na rua Coronel Santos Cardoso, 371, Jardim Santista. A unidade conta com espaços como brinquedoteca para crianças e sala de videoconferência, e está em funcionamento desde 8 de dezembro.
O evento reuniu representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, responsável pela delegacia, e das forças de segurança, incluindo delegados de diversas cidades, além de autoridades do Judiciário e do Ministério Público.
Mara destacou que a mudança para o novo espaço, que contou com apoio da Prefeitura, permite um atendimento mais humanizado e oferece melhores condições de trabalho aos profissionais. "Esse prédio foi alugado com recursos municipais porque entendemos que toda mulher merece um atendimento digno, seguro e humanizado. Aqui foi instalada uma estrutura pensada também para o acolhimento das famílias e crianças, Muitas mulheres chegam acompanhadas de filhos e nenhuma criança merece reviver um novo trauma", disse.
Na solenidade, a prefeita solicitou a ampliação do atendimento para 24 horas: "A Prefeitura fez a parte dela, nós alugamos o prédio, demos toda a estrutura, mas é fundamental que essa delegacia funcione 24h e aos finais de semana, por favor. Tenho certeza que todas as pessoas que aqui estão clamam por isso".
O secretário-executivo afirmou que a extensão do horário pode ocorrer futuramente. "Desde o início da gestão é uma preocupação muito grande do Governo o aumento e a recomposição do efetivo da Polícia. Tem sido ampliado o atendimento à mulher, com ampliação das salas DDM, as DDM online. Aqui para a região, o que a gente tem expectativa é de que em breve, assim que o efetivo policial permitir, ter o funcionamento 24h", respondeu.
A cerimônia ainda contou com a presença da coordenadora das DDMs no Estado de São Paulo, a delegada Cristiane Camargo Braga, que também destacou os avanços do novo prédio: "É um espaço mais moderno, mais digno, mais estruturado e tecnicamente orientado ao atendimento das mulheres vítimas de violência", disse.
Segundo a delegada, a cooperação entre o município e o Estado demonstra que políticas públicas eficazes se constroem de forma integrada. "A mulher vítima de violência doméstica não é um número, não é uma estatística, é alguém que sofreu a covardia do agressor, a ruptura do lar, a perda da segurança e muitas vezes o silencio imposto pela vergonha e ameaça. A delegacia representa o contrário de tudo isso, representa acolhimento, escuta qualificada, resposta institucional, proteção real e investigação rigorosa", afirmou.
O delegado Denis Barbosa Miragaia Cintra, à frente da DDM de Mogi, destacou avanços na estrutura. "Queria agradecer à Prefeitura e ao Governo do Estado. Realmente é uma estrutura diferenciada, temos espaço com maior capacidade de acolhimento para as mulheres, crianças e adolescentes", disse.
A delegada Margarete Barreto, responsável pela Delegacia Seccional de Mogi, também esteve presente. "É com grande satisfação que celebramos a reinauguração da DDM de Mogi. Esse novo espaço representa muito mais do que uma obra física. É uma materialização do compromisso do Governo de SP, da Policia Civil e Prefeitura com a segurança e dignidade das mulheres da nossa região", destacou.
A coronel Beatriz Morassi, responsável pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitano 12 (CPAM-12), coronel Beatriz destacou a atuação integrada das forças de segurança. "Esse equipamento é um instrumento muito importante no índice criminal, principalmente no feminicídio. Nosso trabalho já é integrado e a tendencia é estreitar ainda mais", disse, ressaltando a troca de informações entre policiais.
A cerimônia também contou com a presença do vice-prefeito de Mogi, Téo Cusatis, o secretário municipal de Segurança de Mogi, Gilberto Ito, e a secretária da Mulher, Lívia Bolina. O prefeito de Guararema, José Luiz Eroles Freire, o Zé, também acompanhou o evento e afirmou que a cerimônia foi uma oportunidade de estreitar laços com as autoridades policiais, destacando a parceria com o município.
BAEP
Depois do evento, a prefeita afirmou à Imprensa que a vinda do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), prometida em campanha, ainda é uma demanda da cidade. "Temos conversado muito em relação a isso. A nossa prioridade agora era colocar a delegacia para funcionar no prédio novo, trouxemos o Smart Mogi. O Baep não está fora dos nossos planos, mas acho que no tempo certo a cidade vai receber uma unidade", disse.
Galeria
Foto 1: DDM de Mogi agora atende no Jardim Santista - Fábio Palodette/Mogi News
Foto 2: Mara Bertaiolli conversa com secretário executivo de Segurança, Paulo Mauricio Maculevicius - Fábio Palodette/Mogi News