A Secretaria de Segurança Urbana de Itaquaquecetuba apresentou um balanço positivo dos trabalhos em 2025. Os números destacam a atuação diária na proteção dos equipamentos públicos, o combate ao tráfico de drogas, furtos, roubos e crimes ambientais na proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
No combate às drogas, a Guarda Civil Municipal (GCM) totalizou a apreensão de 243,1 mil invólucros de entorpecentes, sendo 73,1 mil de maconha, 93,6 mil de cocaína, 58,3 mil de crack, 14,6 de drogas k, 2,5 mil de skank, 1,2 mil de ecstasy e 568 unidades de lança-perfume.
Dentro do alto volume de drogas apreendidas, o destaque fica por conta das 90 casas-bomba desarticuladas, utilizadas para o armazenamento e distribuição de entorpecentes. Foram 85 flagrantes de tráfico e 574 ocorrências relacionadas às apreensões de entorpecentes.
No período, 119 pessoas foram presas entre flagrantes de tráfico, roubos, furtos e capturas de foragidos da Justiça. Foram recuperados 67 automóveis e 34 motocicletas. Em espécie, R$ 137,1 mil foram apreendidos ao longo do ano no combate diário às drogas.
Também houve registro de 150 ocorrências de perturbação e tentativas de formação de fluxos clandestinos impedidos. Ao todo, foram aplicadas 107 multas de crimes ambientais que totalizaram mais de R$ 1 milhão, que seguem etapas de notificação e aplicação pela Secretaria do Meio Ambiente.
Na parte da frota, as viaturas também passaram por uma nova ampliação com a chegada de mais 10 carros. Agora, a pasta possui renovação total dos veículos com 50 carros, distribuídos operacionalmente nas atividades desenvolvidas pela GCM, vigilância e administração.
“Nossa GCM é uma das que mais destacam em toda a região. Temos um trabalho forte de disciplina e lealdade ao legado da gestão, que é de ordem e dignidade para a população. Isso envolve combater o tráfico fortemente, prender criminosos e manter a população em segurança”, disse o chefe da pasta, Anderson Caldeira.
“Quem vê Itaquá antes e agora percebe o quanto a cidade evoluiu no que envolve segurança pública. Hoje, além das viaturas novas, os agentes são bem treinados e percorrem a cidade todos os dias. Isso é o respeito que a população tem por saber que fazem um trabalho correto e que dá resultado”, acrescentou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.
“A segurança é uma das principais bandeiras da minha trajetória na vida pública, então antes mesmo de ser prefeito, eu via que Itaquá precisava melhorar. É motivo de orgulho ver esses números e o quanto isso impacta positivamente na vida da população”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
Cidades
02/01/2026 às 11:10
Itaquá fecha 2025 com 243 mil entorpecentes apreendidos e 90 casas-bomba desarticuladas
Por: Portal News
Também houve registro de 150 ocorrências de perturbação e tentativas de formação de fluxos clandestinos impedidos
Foram 85 flagrantes de tráfico e 574 ocorrências relacionadas às apreensões de entorpecentes
Foto: Matheus Cruz