Sempre em busca de inovações tecnológicas que reduzem impactos ambientais, a Prefeitura de Guararema traz uma novidade aos moradores: a partir de 2026 os carnês de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) passam a ser 100% digitais.

O serviço é possível a partir do Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), que é regulamentado pela Lei Municipal nº 3.725/2025 e pelo Decreto Municipal nº 4.577/2025 e está disponível em dteguararema.giss.com.br. Desde setembro esta plataforma já concentra todas as mensagens, notificações, intimações e avisos fiscais de forma digital, sempre com plena validade jurídica, reduzindo a burocracia e gerando economia de tempo a partir da centralização de informações em um único ambiente seguro e acessível.

Ou seja: assim como comunicados e intimações fiscais, os carnês deixam de ser entregues em cartas impressas via Correios e passam a ser disponibilizados de maneira digital pela Prefeitura, via Secretaria Municipal de Arrecadação e Tributação, conferindo mais agilidade, segurança e sustentabilidade ao processo. 

“Além de reduzir o uso de papel e outros recursos, o que ajuda na sustentabilidade de nossos procedimentos internos, que estão alinhados ao sistema de gestão ambiental certificado pela ISO 14001, com esta novidade estamos facilitando o acesso dos moradores, que não mais precisam esperar por cartas ou por comunicações impressas. Agora está tudo à palma da mão, muito simples e fácil de ser visualizado”, afirma o prefeito de Guararema, o Zé.

Para acessar os carnês digitais de IPTU e ISS – que serão disponibilizados a partir de março de 2026  – os contribuintes devem, obrigatoriamente, realizar o cadastro no DTE, o que é gratuito e pode ser feito em poucos minutos tanto pelo computador como pelo celular. São cinco etapas: a primeira é acessar dteguararema.giss.com.br; depois é preciso clicar em “Cadastre-se” e em “Contribuinte”. A partir daí basta selecionar se pessoa “física” ou “jurídica” e então preencher os dados solicitados, como CPF ou CNPJ, nome completo, setor de atuação e-mail e demais informações de identificação.

Em caso de dúvidas, além de contar com o suporte da Secretaria Municipal de Arrecadação e Tributação no que diz respeito aos carnês de IPTU e ISSQN, os munícipes podem solicitar ajuda do suporte do Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) pelo telefone (11) 2175-1145.