A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é feita de histórias que superam os trilhos e se fundem à identidade cultural de São Paulo. Um exemplo marcante é o de Katia Luzia Nascimento: colaboradora da companhia há 12 anos, ela equilibra a precisão da rotina ferroviária com uma paixão que vem de berço, o Carnaval. Para Katia, a ferrovia e o samba são os eixos que conduzem sua trajetória e ajudam a colorir o cotidiano da capital.
Moradora de Guaianases, na Zona Leste paulistana, ela mantém uma rotina de vigilância como agente de segurança na Estação Estudantes, da Linha 11-Coral. Mas, ao deixar o uniforme, a seriedade do posto dá lugar ao brilho de quem vive a folia com intensidade. Veterana do Carnaval desde 2007, acumula passagens por escolas tradicionais de São Paulo como Vila Maria, Vai-Vai, Unidos do Tatuapé, Unidos de Guaianases e até do Rio de Janeiro, como a Unidos do Sacramento. Hoje, defende as cores da Vila Corrêa de Ferraz de Vasconcelos e da Unidos de Guaianazes.
A conexão com o Carnaval começou cedo, sob a influência do pai, músico que animava bailes e matinês. “Eu já nasci com a música na minha vida. Meu pai fazia grandes bailes e foi ali que conheci o samba”, relembra. Essa herança afetiva ganhou um novo fôlego anos mais tarde, quando, incentivada por um amigo carnavalesco, ela mergulhou de vez no universo das escolas de samba.
Assumir posições de destaque, como madrinha ou rainha, trouxe também responsabilidade e amadurecimento à sua trajetória. “É uma postura diferente, que exige compromisso. Quero melhorar a cada ano, errar o mínimo possível e sorrir muito. Viver o que a gente ama deixa tudo mais leve”, afirma Katia, que destaca a contribuição do Carnaval na construção de sua identidade pessoal.
Conciliar a rotina intensa dos ensaios e desfiles com o turno na ferrovia é um desafio superado graças ao suporte que encontra no trabalho. “Posso contar com uma chefia que valoriza, também, esse meu lado. A CPTM nunca me deixou na mão, nunca virou as costas para mim”, agradece. Katia também ressalta o papel do transporte ferroviário durante as festas de Carnaval: “A CPTM nos leva para os ensaios e nos traz com agilidade e segurança. Isso faz toda a diferença”, completa.
A história de Katia Luzia simboliza a diversidade e o protagonismo dos colaboradores da CPTM, que, além de garantirem diariamente a mobilidade, carregam consigo a cultura, a arte e as tradições que fazem de São Paulo uma cidade plural, vibrante e em constante movimento.
Cidades
23/01/2026 às 15:16
Colaboradora da CPTM une a rotina ferroviária e a paixão pelo Carnaval
Por: Portal News
Trajetória de Katia Luzia Nascimento revela como a cultura do samba faz parte da identidade paulistana
Katia defende as cores da escola de samba Vila Corrêa de Ferraz de Vasconcelos
Foto: Divulgação