Mais de 100 agentes de segurança reforçam o patrulhamento em centros comerciais de Suzano durante dezembro na Operação Natal Seguro 2025, lançada na tarde desta quinta-feira (4), na Praça João Pessoa, no centro. Planejada pela Prefeitura, a iniciativa integra a Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil. Equipes e autoridades se reuniram para acompanhar o começo das ações. 
 
A GCM vai mobilizar 32 agentes e 15 viaturas, e o 32º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (32° BPM/M) atuará com 70 agentes e 16 viaturas, ampliando a capacidade de resposta nas ocorrências. Já a Polícia Civil deve aumentar suas equipes para o atendimento aos casos. De acordo com o secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, o objetivo da operação é garantir tranquilidade e segurança aos consumidores nos centros comerciais no período de festas, quando aumenta o fluxo de pessoas. 
 
 Balbino também explicou que as ações ocorrerão ao longo do mês em áreas de maior circulação, incluindo o perímetro central, o polo comercial do Boa Vista e a região do distrito de Palmeiras. Ele afirmou que o planejamento estratégico foi concluído em reunião realizada na última segunda-feira (1º) e os últimos índices criminais foram usados para definir a atuação das equipes.
 
 O prefeito Pedro Ishi destacou a importância da operação e afirmou que as ações vão abranger também regiões como Miguel Badra e Dona Benta. "Esse trabalho que é feito de forma conjunta visa estabelecer uma segurança para a população e comerciante e trazer um clima de tranquilidade”, disse. 
 
 O delegado assistente da Delegacia de Polícia (DP) Central, Gabriel Sandrone, afirmou que nas festividades de Natal, o número de crimes patrimoniais aumenta, como furtos e roubos, e a operação conjunta busca coibir a ação dos criminosos. “Os trabalhadores recebem 13° salário, entre outros benefícios, e aumenta o número de crimes próximos a estabelecimentos bancários e crimes de estelionato", alertou. Ele destacou ainda que a DP Central terá reforço nas equipes para dar o suporte necessário aos policiais militares e guardas.  
 
 O capitão Gilson Kameoka, representante do 32º BPM/M, reforçou que as áreas centrais e comerciais exigem mais atenção. "Pessoas que fizerem compras no comércio têm que ter cuidado com o celular, com as bolsas. Se tiver algum crime a PM deve ser solicitada no (telefone) 190", destacou o policial. 
 
 O evento foi acompanhado pelo presidente da Câmara de Suzano, vereador Artur Takayama, o vereador Adilson de Lima Franco, o Adilson Horse, e outras autoridades.
 
 Moradores de Suzano também acompanharam a movimentação dos guardas e policiais, como a diarista Ana Lucia, moradora do Miguel Badra, que apontou como um dos problemas para a segurança o número de “dependentes químicos nas ruas”. Mauricio dos Reis, empreiteiro de obras, do Jardim Márcia, destacou que notou reforço na segurança: "Nasci e moro em Suzano há 51 anos e acho que essa área está melhorando". 

Smart Suzano
 
Durante o evento, o prefeito também citou o programa Smart Suzano, que deve ter novidades no ano que vem. "Estamos fechando esse período de implantação com as adaptações necessárias. Essa semana tivemos mais duas prisões do Smart Suzano e agora avançamos naqueles pontos que a gente vê que são mais críticos e iniciaremos a ampliação das câmeras e totens", antecipou.
 
Ishi acrescentou que dois procurados foram capturados nesta semana. "O que a gente está sempre repetindo é a tecnologia a serviço da segurança", disse.