Mogi das Cruzes teve queda, pelo quarto mês consecutivo, nos índices criminais, de acordo com dados da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo (SSP), divulgados nesta segunda-feira (01/12), referentes ao mês de outubro – em comparação com o mesmo período do ano passado.
Em roubo de veículos, a queda foi de 11%, já que em outubro de 2024 foram 18 e, no mês retrasado, foram 16. Já os roubos gerais tiveram uma redução maior, de 30%, com 90 casos em outubro do ano passado e 63 no mesmo mês deste ano.
O furto de veículo foi o índice que teve a maior baixa, de 45%. Foram 56 no 10º mês de 2024 e 31 no mesmo mês de 2025. Já os furtos gerais tiveram queda de 18%, sendo 442 no ano passado e 363 neste ano. Os roubos de carga registraram redução de 100%, sendo um caso em outubro de 2024 e nenhum no mês retrasado.
“São muitos fatores que vêm fazendo com que os crimes em Mogi das Cruzes tenham redução contínua. Um deles, sem dúvida, foi o investimento feito por determinação da prefeita Mara Bertaiolli no programa Smart Mogi, com 648 câmeras por toda a cidade, no aplicativo SOS Mulher Mogiana, na capacitação dos nossos guardas civis municipais, entre outras medidas que estão aumentando a sensação de segurança e coibindo a ação dos criminosos, como as operações conjuntas, realizadas com as Polícias Militar e Civil”, afirma Gilberto Ito, secretário municipal de Segurança.
A população pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que atende 24 horas por dia.